IstoE_SecretariaPresidente_640.jpg

 Assista ao making off de Fabiana Leis

 São 16h40 e Fabiana Leis precisa sair apressada do Edifício José Artigas, localizado na Praça da Independência, no centro de Montevidéu, para pegar o ônibus para Punta del Este, paraíso litorâneo dos endinheirados a 135 quilômetros dali. “Corazón”, diz ao telefone, “estou atormentada com tanta gente me ligando de tantos lugares.” Desde as 10 horas trabalhando para a secretaria da Presidência do Uruguai, Fabiana se despe de toda a formalidade que o cargo exige, inclusive do trio calça social-camisa-e-paletó, para vestir biquíni branco de lantejoulas, com luvas e salto alto combinando, e um adereço carnavalesco sobre os longos cabelos lisos. À noite, a secretária apelidada de “feia” pelo presidente José Mujica é uma das estrelas do musical “Marquesina de Perciavalle”, no Teatro Nogaró.

chamada.jpg
RESPEITO
Fabiana diz que Mujica não se importa com o fato de
ela usar seu tempo livre para a vida artística

MULHER-03-IE-2305.jpg

MULHER-02-IE-2305.jpg

MULHER-04-IE-2305.jpg

Na semana passada, Fabiana ganhou fama e espaço em programas de rádio e tevê por conta de um ensaio sensual que protagonizou para uma revista de celebridades argentina. “De um dia para o outro, todo mundo começou a me procurar”, afirma. “Foi como uma bomba que explodiu em nível mundial.” Durante a sessão de fotos, em que posou de topless numa praia, a secretária de 33 anos declarou em tom categórico: “Infelizmente não se pode viver de arte no Uruguai”. Por isso, embora seu maior sonho seja trabalhar na televisão, Fabiana não abre mão do serviço público. Desde 2002 na Presidência, ela começou na biblioteca durante a gestão de Jorge Battle e depois passou para o gabinete de serviços gerais. Antes disso, já era modelo e participava de concursos de beleza e desfiles. Em 2011, foi eleita “garota Feyvi” e apareceu nua no calendário da famosa distribuidora de peças para automóveis do Uruguai. Na ocasião, levou 200 folhinhas autografadas para os colegas de Presidência. Não por acaso, ela diz que eles a apoiam na carreira artística.

MULHER-01-IE-2305.jpg
FAMA REPENTINA
Fabiana diz ter ficado surpresa com a repercussão do ensaio sensual
que fez para uma revista argentina; ela garante, no entanto,
que Pepe Mujica não se importou com as fotos

Na rotina deste verão, Fabiana se equilibra entre ser vedete nos musicais do diretor Carlos Perciavalle e atriz em duas comédias: “Cuatro Mujeres a Juicio” e “Más Vale Bien Acompañado Que Solo”. Para o presidente Mujica, ela garante, não há nenhum problema. “Ele sempre me respeitou e sabe que os horários não se confundem.” O trato informal do presidente uruguaio, conhecido mundo afora pela quebra de protocolos, se estende a ela e a toda a equipe. “Mujica é um homem do povo.” Mas de política ela não fala. Diz que não se interessa nem pensa em usar a fama para se candidatar um dia. A vida dupla de Fabiana tem lhe rendido pouco mais de três horas diárias de sono (das 5h às 8h30), o que lhe impede de engatar um namoro. “Tenho pouquíssimo tempo, estou cansada.” A temporada em Punta del Este vai até o fim de fevereiro, quando a trupe deve entrar em turnê nacional. “Essa vida é um grande sacrifício, mas é tudo o que sempre sonhei”, afirma.

01.jpg

Fotos: AYALA-PHOTO