Saída pela direita

Na dianteira das pesquisas eleitorais para a Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy (PT) e Luiza Erundina (PSB) disputam palmo a palmo o eleitorado esquerdista. Erundina, por exemplo, tem recusado o apoio do PMDB com o argumento de que a aliança com a banda podre do partido em São Paulo pode custar a perda de posições à esquerda na luta contra Marta. O raciocínio é correto, mas traz problemas. E o maior deles chama-se Romeu Tuma, o candidato do PFL. Quem explica é o deputado Marcelo Barbieri, um dos mais próximos de Orestes Quércia dentro do PMDB. “Eu, pessoalmente, sempre defendi um acordo com a Erundina. O Quércia até aceita, mas é ela quem não quer. Então só nos resta procurar outros caminhos. Já estamos conversando com o Tuma e todos sabem que há espaço eleitoral para uma forte candidatura de centro em São Paulo. A aliança PFL-PMDB pode resultar nesse perfil.” Em outras palavras: abandonado por Erundina, o PMDB está prestes a fechar acordo com Romeu Tuma, e isso pode mudar o quadro eleitoral em São Paulo.

Gafe petista

antar na Embaixada de Cuba em Brasília, na terça-feira 11. O presidente do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, faz piada: apresenta os deputados e companheiros de partido José Dirceu, Aloizio Mercadante, Marcelo Déda
e Paulo Delgado como seus futuros diplomatas, caso vença as eleições de 2002. O embaixador cubano sorri. Pergunta qual deles deverá ser designado para a terra de Fidel Castro. Velhos militantes, mas cansados das paisagens esquerdistas, os deputados socialistas se assustam. “Acho que
a honra é dele!”, respondem em uníssono, apontando um para o outro.

Fusão e confusão

Ainda há muita encrenca para ocorrer na disputa entre as companhias aéreas. A Justiça de São Paulo decidiu a favor da Vasp numa causa que tramitava há quatro anos contra a TAM. Com isso, Wagner Canhedo tornou-se dono de nada menos que 16,5% das ações da empresa de seu adversário, o comandante Rolim Amaro. E com direito à indicação de um membro no Conselho de Administração. O indicado já está escolhido pelo chefão da Vasp. Trata-se de seu filho, César Canhedo, agora conselheiro da TAM.

Tiro pela culatra

A falta de entusiasmo do presidente do PFL, Jorge Bornhausen, com
as propostas de ACM em relação ao salário mínimo não é gratuita.
Ele foi informado pelo instituto Vox Populi de que, quanto maior
a luta do partido pelo aumento do mínimo, maior a perda de
pontos nas pesquisas. Motivo: é que mais da metade do eleitorado do PFL acredita que o salário mínimo acima de R$ 151 pode resultar na volta da inflação.

“A esquerda do Rio estava certa’’
Do moderado José Genoíno (PT-SP), escandalizado com Garotinho e dando o braço a torcer aos chamados radicais do partido

Rápidas

* Os peemedebistas José Sarney e Fernando Bezerra informaram a Jader Barbalho: não disputarão contra ele a Presidência do Senado. Como o candidato só pode ser do PMDB, Jader está tranquilo.

* ACM tem dito a amigos que só uma coisa o apetece mais do que combater a candidatura de Jader Barbalho a presidente do Senado: impedir a reeleição do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA).

* Filho do presidente do PSB, Miguel Arraes, o diretor de TV Guel Arraes não é só filiado ao partido. Contribuiu assinando o roteiro do programa do PSB que vai ao ar no próximo horário gratuito.