Biologia

Livro da vida
O projeto de mapear todo o genoma (código genético) humano, conseguiu sua primeira conquista. Foi anunciada na quinta-feira 6 a sequência completa do código genético de uma pessoa – a identidade não pode ser revelada. É a primeira de um grupo de cinco indivíduos cujos códigos estão há vários meses sob trabalho de sequenciamento realizado pela empresa de biotecnologia americana Celera Genomics. Terminada esta fase, começará a montagem de um dos maiores quebra-cabeças já tentados: descobrir a ordem de 80 mil pares de bases (adenina, citosina, timina e guanina) na estrutura do DNA. Depois, a fase mais difícil e mais importante, a função de cada trecho da sequência – comparando os cinco indivíduos. Conhecer a linguagem que dá vida e mantém o ser humano vivo promete revolucionar a medicina. Nessa linguagem, acreditam os cientistas, está a cura para todas as doenças.

Internet

Leilão às avessas
Investidores argentinos estão trazendo ao Brasil um novo conceito de leilões via Internet, que põe de cabeça para baixo a velha teoria de que quanto maior a procura por um produto mais caro ele fica. É o agrupate.com, que usa o chamado “reverse auction”, ou leilão reverso. Isto é, quanto mais pessoas estiverem interessadas em comprar um produto, mais barato ele fica. Os argentinos estão aplicando US$ 12 milhões para a expansão do site no Brasil. E já contam com a parceria de fabricantes como Microsoft, Compaq, Reebok, Philips, Estrela, entre vários outros. Mais: se você comprar um produto e, mais tarde, verificar que seu preço caiu mais ainda com o aumento da demanda, a empresa restitui a diferença. É ver pra crer.

Cisco chip

A nova corrida para oferecer Internet portátil, via telefone celular, incentivou ainda mais
o desenvolvimento de chips para PC cada vez menores. A IBM acabou de apresentar seu último modelo, que custou cinco anos de pesquisa. A tecnologia embutida nesta migalha de plástico aumentou a performance e
a velocidade em 30 vezes. Em poucos meses deve estar no mercado.

 

Arqueologia

Fóssil-ponte
Um fragmento fossilizado de mandíbula, encontrado na Letônia, pode ser o elo perdido tanto procurado da espécie ancestral que deixou o mar e passou a viver em terra. O fóssil, datado em 370 milhões de anos, tem características que o aproximam tanto dos peixes quanto dos animais terrestres. Sempre se acreditou que todos os animais, inclusive nós humanos, descendem de um pequeno grupo de peixes que trocou a água pela terra há mais de 360 milhões de anos. Esse passo não apenas ampliou drasticamente a fauna, mas alterou totalmente o ecossistema do planeta.