nissan_nv200_taxi_profile_620x427.jpg 

Quem já foi para Londres sabe que a capital inglesa tem particularidades como nenhuma outra. Como exemplo podemos citar os black cabs, os táxis pretos TXII produzidos pela Austin. Lá como cá, alguns ainda se referem aos táxis como hackney carriage (ou carros de praça). Enfim, mas o que eu queria mesmo dizer é que os táxis de Londres vão mudar. E quem quer participar do jogo é a Nissan, que hoje apresentou o modelo NV200 Van. Esse veículo já é usado em Nova York como Taxi of Tomorrow.

O primeiro projeto da Nissan foi rejeitado pelos taxistas londrinos, que o acharam muito parecido com uma van, o que poderia confundir os passageiros nas ruas. Os estilistas voltaram para os computadores e apresentaram um modelo mais familiar para os londrinos, quase uma cópia do Austin TXII.

Mas não se espante com a entrada da Nissan no segmento de táxis de Londres. O antigo modelo FX4 já usava um motor Nissan 2.7 a diesel. Atualmente, a Nissan também tem um motor destinado ao modelo TXII. Mais do que isso: a marca japonesa quer ser a líder mundial no fornecimento de táxis… elétricos! Isso mesmo. A Nissan planeja fabricar, a partir do final deste ano, nada menos de 140.000 NV200 táxi por ano, que é mais ou menos o mesmo número de black cables fabricados em todo o Reino Unido desde 1948. O NV200 convencional usará um motor 1.6 a gasolina com câmbio CVT.

As vendas começam em dezembro deste ano. Atualmente, um black cable custa para um taxista londrino 32.995 pounds, mas a Nissan pretende vender seu modelo por menos de 30.000 libras. 

Quite good, isn´t it?

Austin_620x465.jpg