Sua revista semanal tem agora novo endereço na Web. Entra no ar nesta terça-feira 28, o portal do Grupo de Comunicação Três, com o conteúdo jornalístico das publicações da empresa. Pelos endereços www.istoeonline.com.br ou www.ieol.com.br, os internautas poderão acessar as revistas IstoÉ, Dinheiro e ISTOÉ Gente algumas horas antes de elas chegarem às bancas. Na Web, elas estarão disponíveis na noite anterior à venda ao público. O projeto é resultado de seis semanas de trabalho e investimentos iniciais de US$ 1,5 milhão, aplicados em marketing, tecnologia e infra-estrutura. O portal marca o agrupamento das publicações da editora sob o mesmo guarda-chuva. Até então, elas já estavam disponíveis na Internet, mas em endereços diferentes. O grande diferencial do portal do Grupo de Comunicação Três é o fato de ser o único a oferecer 100% do conteúdo das revistas na rede a todas as pessoas que acessem, independentemente de serem assinantes das revistas. “Mais uma vez estamos inovando ao oferecer acesso irrestrito a esse portal que já nasce como um dos mais importantes da língua portuguesa”, afirma Carlos Alzugaray, diretor executivo de marketing.

A ISTOÉ foi a primeira revista semanal na rede. Agora, a empresa inova mais uma vez, disponibilizando todas as publicações num único portal. “Era o caminho natural a ser seguido”, afirma Hélio Campos Mello, diretor de redação de ISTOÉ. Para o lançamento, os sites foram reformulados, ganhando o mesmo padrão visual. O próximo passo será a incorporação das revistas Planeta, que chega ao portal em abril, e Motor Show, aguardada para maio. As novidades não param por aí, mas Peter Moon, diretor de conteúdo do portal, só revela algumas linhas do que vem pela frente. “Vamos partir para produtos diferenciados, criados exclusivamente para a Internet, que não tenham similar em papel”, afirma Moon.

Bate-papo – Mas engana-se quem pensa que só vai ler as revistas na tela. Foram criados vários serviços para tornar o site interativo. Os leitores poderão participar de fóruns de discussão, bate-papo com personalidades e enquetes. Ensaios fotográficos com os trabalhos dos profissionais da casa também estarão na Internet, assim como artigos assinados pelos jornalistas das três publicações sobre os mais diversos assuntos. Na biblioteca será possível consultar as edições especiais produzidas por ISTOÉ. Um serviço de busca foi criado especialmente para facilitar a leitura: basta escrever a palavra-chave que se está buscando e a ferramenta indica as matérias nas quais a expressão está presente. “Conteúdo será o grande diferencial da rede. Quem não tiver conteúdo próprio vai ficar para trás”, destaca Moon.

O portal nasce com a meta de conquistar dois milhões de visitantes no prazo de seis meses. Hoje, isoladamente, as capas de ISTOÉ e ISTOÉ Gente na Internet recebem meio milhão de visitas por mês. A audiência medida por page view (páginas vistas) indica dois milhões de acessos em ISTOÉ e 2,2 milhões em ISTOÉ Gente, segundo números de fevereiro. No caso da Dinheiro são 200 mil visitantes na capa e 500 mil page view.

Como as revistas são lidas por públicos distintos, o portal ISTOé Online foi construído de forma a oferecer canais de informação por temas, reunindo os conteúdos das três publicações sobre determinados assuntos. Assim, existem canais de Cultura, Semana e Seu Bolso, por exemplo, que permitem ao usuário ler apenas as notícias que lhe interessam. As revistas são semanais, mas os fatos não têm hora para acontecer. Por isso, o portal tem atualização constante das notícias, durante todo o dia. A qualidade das informações e a seriedade com a qual o grupo vem tratando o internauta garantiram ao site de ISTOÉ uma posição entre os finalistas do prêmio Ibest, o Oscar da Internet, na categoria revistas e jornais. O vencedor será conhecido em 26 de abril. “Temos uma equipe de profissionais que trabalha pensando na linguagem da Internet. Ser finalista do Ibest é o reconhecimento desse esforço”, diz Campos Mello.