Plaza Vertical é o nome do portal – uma página na Web que serve como porta de entrada para acessar outros sites –, de B2B (business to business), cujo principal objetivo é colocar as empresas da América Latina em contato para possíveis negócios. Lançado no mês passado na Argentina, o Plaza Vertical desembarca no Brasil oferecendo informações em quatro áreas, alimentação, informática, saúde e setor público. O Plaza Alimentos, por exemplo, é destinado à indústria alimentícia do mercado latino-americano. A idéia é fazer a conexão entre empresas que fabricam congelados, produtos lácteos e as produtoras de matéria-prima e embalagem. “Existe um universo enorme de empresas em toda a América Latina que não têm acesso direto aos grandes produtores e por isso perdem a oportunidade de fechar bons negócios”, diz Danila Terragno, presidente do Plaza Vertical (https://www.plazavertical.com). Uma das principais novidades do novo portal é a área do setor público. Numa iniciativa inédita, é um espaço que pode se transformar num elo entre o Estado e o setor privado. Assim ministérios e secretarias podem ter acesso e até mesmo fechar negócios com empresas de consultoria, infra-estrutura, auditorias, entre outras, através da Web.
O mercado B2B cresce no mundo inteiro. A expectativa é de que em dois anos 10% de todas as transações comerciais mundiais sejam feitas pela Internet. No ano passado, esse negócio movimentou US$ 158 bilhões e deve movimentar US$ 2,5 trilhões em 2003. Somente na América Latina, a previsão é de um volume de negócios que deve girar em torno de US$ 6 bilhões nos próximos três anos. O Plaza Vertical é mais um caso de uma idéia que deu certo na rede. Há seis meses, Danila Terragno, que é filha de Rodolfo Terragno, atual chefe de gabinete do presidente Fernando de la Rúa, e Laura Lecuona apresentaram o projeto a vários investidores. Três meses depois o grupo argentino privado Federal de Inversiones encampou o projeto e investiu US$ 2 milhões na execução do portal.