Notório supersticioso, o publicitário Nizan Guanaes não poderia vestir outra cor para anunciar sua saída da DM9DDB, agência que comandava há dez anos. De calça e camisa brancas, para atrair bons fluidos, ele passou o bastão para Affonso Serra Jr., que passa a ocupar o cargo de presidente da agência. O motivo pelo qual Nizan deixou para trás uma das agências de publicidade mais admiradas do País é o mesmo que tem tirado de bancos, multinacionais e consultorias alguns dos melhores profissionais disponíveis: a Internet. Há semanas, o mercado especulava que o baiano Nizan já despachava do escritório do provedor gratuito iG, lançado em janeiro, que tem como principais acionistas a GP Investimentos, o banco Opportunity e as companhia telefônicas Telemar e Tele Centro-Sul. Apesar de realmente ter participado de importantes decisões estratégicas do iG, o publicitário assume o cargo de CEO (Chief Executive Officer) da empresa em 3 de abril. A data não foi escolhida aleatoriamente. É nesse dia também que o provedor gratuito vai oficializar a entrada de mais um sócio. Quem entra agora é a Rede Bandeirantes. “Estamos nos preparando
para atuar na banda larga e a presença da Bandeirantes vai ser fundamental”, diz Nizan. O objetivo será não apenas disponibilizar na Internet a programação da Bandeirantes, mas também unir esforços para explorar ao máximo a tecnologia da banda larga, considerada pelo mercado a próxima onda da Internet.

É apenas o começo de uma pequena revolução. Nem mesmo os concorrentes de peso (a Rede Globo lança o portal www.globo.com.br no domingo 26) assustam o baiano. “A chegada da Globo é muito bem-vinda”, afirma. O publicitário acredita que a presença de um gigante como a poderosa emissora vai ajudar a democratizar a Internet e tornar os negócios na rede cada vez mais atraentes. De olho nesse potencial, ele declara que o iG vai continuar agregando sites diferenciados ao seu conteúdo e sofisticando sua apresentação. “Acabamos de fechar parcerias com a Bloomberg e o portal Klickeducação, e no dia 27 o site já estará com cara e conteúdo novos”, revela.

Transição – A inevitável pergunta que fica no ar é: com a saída de Nizan, o que vai acontecer com a DM9DDB? Tanto o ex-comandante da agência quanto o atual presidente são categóricos ao afirmar que o padrão de qualidade e criatividade continuará o mesmo. “É claro que a ausência do Nizan será sentida, mas essa não é uma agência de um talento só, temos muita gente competente aqui”, argumenta Serra Jr. A verdade é que há seis meses – quando Nizan foi convidado a entrar no iG por Beto Sicupira, da GP Investimentos, e Daniel Dantas, do Opportunity – a DM9DDB iniciou o processo de transição de comando. Nem por isso perdeu nenhum de seus quase 30 clientes, afirma o novo presidente da agência. Serra Jr. lembra que nas ocasiões em que Fernando Henrique Cardoso concorreu à Presidência da República, Nizan se afastou da agência (quatro meses em cada eleição) para cuidar exclusivamente das campanhas, e não houve nenhum problema com os demais clientes. Ele esclarece ainda que está descartada a possibilidade de a agência vir a ser comandada pela multinacional DDB, com quem fez uma joint venture em 1997. “Eles já são acionistas majoritários há dois anos, mas não vão interferir na condução do negócio”, diz. A única mudança na estrutura da agência é a saída de João Augusto Valente, diretor-financeiro, que embarca no iG junto com Nizan.

Para dedicar-se à Web, Nizan desfez-se de sua participação na DM9DDB, mas ainda tem outros projetos paralelos: de uma participação na casa de espetáculos Credicard Hall, em São Paulo, a um hospital em Salvador. O desafio da DM9DDB agora será continuar atraindo clientes como os que tem hoje em seu portfólio (Antarctica, Banco Itaú, TAM e Telefônica, entre outros) e o de Nizan, o de imprimir na Web a mesma marca que deixou na propaganda brasileira.