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Quando o Fiat 500 ressurgiu na Europa, em 2007, o objetivo da montadora italiana não era reeditar a trajetória do carrinho de apenas 8 cv que foi produzido de 1957 a 1975. A intenção era outra: fazer do novo 500 um carro cult, assim como o Mini Cooper (adquirido pela BMW em 1994). Mas o capitalismo mudou bastante nas duas últimas décadas e os produtos passaram a ser cada vez mais diversificados. Claro que a indústria automobilística acompanhou a tendência e até a liderou, em alguns casos. Com isso, não só o Mini Cooper ganhou várias versões e diferentes tipos de carroceria, mas também o Fiat 500 (que os italianos chamam de Cinquecento).

Aqui no Brasil ainda estamos restritos somente ao 500 de três portas (a terceira, no caso, é o porta-malas que abre até o teto) e de duas portas (na versão Cabrio). Mas na Europa já circula há tempos o 500L (de Lungo), que não é um Cinquecento alongado, mas sim maior em todas as proporções, inclusive na altura. Também não é novidade que a Fiat está trabalhando num 500X crossover, para brigar com o Ford EcoSport, entre tantos outros SUVs compactos que estão conquistando maior espaço no mercado.

Pois agora temos essa novidade: um Fiat 500 cinco portas, revelado pela revista inglesa Auto Express. Segundo a publicação, o 500 cinco portas também utilizará uma plataforma modificada do Fiat Punto e deverá ter proporções entre o 500 três portas e o 500L. O chefe de design do Grupo Fiat, Lorenzo Ramaciotti, disse à publicação inglesa: “Há alguns rumores na imprensa sobre o 500 cinco portas, mas o que nós sabemos com certeza para o próximo ano é que teremos o 500X. Nós já temos o 500L e certamente não vamos parar; é razoável que haja futuras adições”. A previsão de lançamento do Fiat 500 cinco portas é 2015, mesmo ano em que começará a produção da nova fábrica da Fiat/Chrysler em Goiana, Pernambuco. A Fiat ainda não divulgou quais modelos irá produzir no Nordeste.