Pesquisa na caserna
Não é só nos institutos de pesquisa de opinião que vem aumentando a rejeição a FHC. Coronéis e generais da Escola Superior de Guerra disseram-se muito preocupados com os efeitos da recessão econômica durante um debate reservado, na terça-feira 14, com o almirante Hernani Fortuna. O conferencista, por sua vez, afirmou que detectou um baixíssimo índice de popularidade de FHC entre os estagiários da ESG.

Dossiê Cayman
Jader Barbalho deu entrada na quinta-feira 16 em um requerimento pedindo a prorrogação da CPI dos Bancos, a exemplo do que foi feito com a do Judiciário. Até aí, todo mundo sabe. Mas o que poucos sabem é o alvo de Jader com o adiamento. Ele tem dito que, neste período de prorrogação, a CPI deve investigar as grandes remessas de dólares para as Ilhas Cayman. Trata-se de mais uma investida contra seu novo arquiinimigo, o presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhães. Jader acha que, certamente, a CPI acabará chegando às remessas do Banco Econômico na época em que era comandado pelo baiano Ângelo Calmon de Sá. De quebra, também faz uma ameaça velada a umas figurinhas do governo que ele diz não saber, até hoje, se são amigos ou inimigos.

O tamanho da bancada
O Palácio do Planalto aproveitou a votação do projeto de perdão da dívida dos produtores rurais para fazer o mapeamento real da bancada ruralista na Câmara. Trata-se de um grupo de 109 deputados, assim distribuídos: 37 no PMDB, 30 no PFL, 12 no PPB, 10 no PTB, 8 no PSDB e 12 nos pequenos partidos conservadores.

A volta dos anões
O ex-deputado Fábio Raunhetti (PTB-RJ), um dos incinerados pela CPI dos Anões do Orçamento, está preparando sua volta à política. Depois de curto exílio, reapareceu no programa eleitoral de seu partido no Rio.

R Á P I D A S

– A julgar pelo Diário Oficial da União, a Radiobrás pretende concorrer com as empresas telefônicas privatizadas. A estatal acaba de ser contratada pelo IBGE para “serviços de telefonia de longa distância”.

– Deu no mesmo D.O.: A Casa Civil gastou R$ 11 mil na compra de leite em pó enriquecido com cálcio, entre setembro e dezembro. Dá R$ 2,8 mil por mês para amamentar sabe-se lá quem no Palácio.

Por Tales Faria Colaborou Hélio Contreiras