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Um espectro paira sobre os dirigentes da Ford no Brasil. O espectro do Chevrolet Camaro. Cada venda do esportivo da General Motors provoca a pergunta de alguém: “Por que vocês não trazem o Mustang?” E são muitas as vendas do Camaro. Somente nos primeiros onze meses deste ano foram 968 unidades, o que não é pouco para um carro de R$ 210.000 apertado, desconfortável, beberrão e pouco prático. Mas que as pessoas amam.

São muitos os motivos para a Ford nunca ter trazido o Mustang. O principal deles é que a importação de um carro, quando feito por uma montadora, envolve uma série de investimentos. Para além da importação pura e simples do modelo, a montadora precisa treinar a assistência técnica em todo o Brasil exclusivamente para esse modelo e também criar um razoável estoque de peças. Talvez nem precise gastar tanto em marketing, mas com certeza gastará em energia e nos itens já citados. O ganho em imagem é importante, mas a Ford é uma empresa com enfoque muito financeiro, ou seja, ela está mais preocupada em obter lucros do que em fazer imagem ou liderar segmentos.

De qualquer forma, a espera pelo Ford Mustang pode estar chegando ao fim. A sexta geração do Mustang acaba de ser lançada simultaneamente em Dearborn (próximo a Detroit), Xangai, Sidney, Barcelona, Nova York e Los Angeles. O modelo finalmente ganhou a frente característica dos novos modelos da Ford. Da mesma forma, materiais mais leves e avançados passaram a ser utilizados em sua fabricação e ele também ganhou o novíssimo motor EcoBoost 2.3 de 310 cv de potência e 407 Nm* de torque. É certo que o Mustang estará no estande da Ford no próximo Salão de São Paulo, em outubro de 2014, mas vendas, aqui, talvez só aconteçam em 2016.

O Mustang é um ícone para a Ford como o Camaro é para a Chevrolet. Mas sua história é diferente. Quando chegou às lojas pela primeira vez, em 17 de abril de 1964, o Mustang não era um modelo esportivo, e sim um carro versátil, para todo tipo de consumidor. Tanto que suas versões iam de 110 cv a 271 cv. Só seis meses mais tarde ele ganhou uma versão fastback, mais esportiva. Com o tempo, o Mustang passou a ser visto como um carro totalmente esportivo. Nesse novo modelo 2015, além do motor EcoBoost 2.3, ele terá um bloco 3.7 V6 de 304 cv com 366 Nm e um 5.0 V8 de 420 cv com 537 Nm de torque. Os carros virão com um emblema no painel mostrando um cavalo selvagem americano galopando e a frase “Mustang – since 1964”. Seu nome foi herdado do mítico caça North American P-51 Mustang, que prestou ótimos serviços aos aliados na Segunda Guerra Mundial.

“O Ford Mustang inspira paixão como nenhum outro carro”, exagerou na apresentação do novo modelo o vice-presidente de Desenvolvimento de Produto Global, Raj Nair. Mas completou, certeiro: “O Mustang é definitivamente mais do que um carro – ele é o coração e a alma da Ford”.

* Para obter o torque em kgfm, basta dividir o valor em Nm por 9,8.