Escrevo este artigo no dia do meu aniversário. Passou discreto, este ano. Tanto para resolver, tão pouco sobra de 2013 e muito ainda por organizar. Nem me dei conta de celebrar minha data. Logo eu, que gosto imensamente de aniversários. Mas também precisava cair numa segunda-feira? Decidi propor, assim de última hora, uma brincadeira aos meus amigos virtuais. Amigos de Facebook, centenas de milhares de pessoas que não conheço pessoalmente, mas que acompanham minha rotina nas postagens diárias. Escrevi de manhã cedinho: “Já que é meu aniversário, me dá de presente um elogio com a letra inicial do seu nome?” E foi aí que a festa começou! Até agora são oito mil respostas e elas continuam chegando! Um divertimento.

A Andrea disse que sou “amiga”. O André que sou “alegre”. O Afonso, “admirável”, e a Ariane, “animada”. A Agnes mandou um “absoluta” e a Aracheynne me chamou de “amiga”. A Ângela diz que sou muito “amada” e ela tem toda razão. A Ana Cláudia enviou “amizade e carinho”. É, para os amigos da letra A até que não foi difícil. Outros tiveram que ser mais criativos. A Heidi escreveu “você é hiper!”

O Samuel disse que eu poderia escolher: “simpática, sábia, sonhadora e solidária”. O Mauro me chamou de “meiga” e a Vanda, de “vitoriosa”. O problema foram os W’s… O Wagner nem tentou. Mandou “parabéns e um abraço”. O Waldo postou um “WOW”. Outro Wagner me veio com essa: “wunderbar, que em alemão significa maravilhosa!”. Oba! O Willians diz que sou uma “winner”(do inglês vencedora). E o Wall escreveu que “wonderfull (maravilhosa) foi o que deu pra arrumar com W”.

A Giselle disse que sou “gostosa”. Depois mandou outra mensagem se desculpando: “pô, o que eu ia escrever com G?” O Giciel, por exemplo, Giselle, disse que sou “gordinha”. Gordinha??? Eu??? A Gislaine me chamou de “glamourosa” e a Goreti diz que sou “gentil”. O Tarcísio mandou um “T” ! Ai, ai, ai, Tarcísio… E o Jurandir que sou “justa” e o Sérgio que sou “special”! O Rubens exagerou: “Raro encontrar rainha como você, realmente sua amizade é real”!

O Idelmo disse que era “impossível encontrar adjetivo que expressasse sua admiração”, mas seu amigo Ilfran saiu-se com essa: “Você é intrínseca”(?). A Isra afirmou que sou “inefável” e o Israel escreveu: “iiiii… eu te desejo feliz aniversário ”! A Quitéria ficou numa sinuca de bico. Escapou pela tangente: “Que ilustre jornalista brasileira!” Elogio com K também não dá em árvore. O Karlos postou que sou “K Rismática”, a Kátia mandou “kisses” e a Karin completou a série dos K’s: “Que elogio começa com K? Uma boa risada, kkkkk”! Estou gargalhando até agora!

O Luiz disse: “É fácil, linda”! A Dora fez poesia: “Dedicada ao trabalho, delicada ao se expressar”. E o Dimas também: “Deusa de luz dos espaços, linda como a flor-de-liz, tendo sua amizade e seu carinho duplamente sou feliz!” Gostei muito do elogio do José que disse que sou “jovem”. Já a Emily me chamou de “experiente”… O Paulo deve ter lembrado da língua do P que a gente usava quando era criança e escreveu que sou “paravilhosa, pencantadora, plinda e pinteligente!” Nessa linha do diferente veio o Jonas em seguida, que diz que sou “jeitadinha demais”! “Brigadinha”, Jonas! A Olga mandou um “obrigada” e a Odília enviou: “Ocê é linda! Ocê é maravilhosa!”

A Zoraide estava em dúvida, disse que não conseguia pensar em nada com a inicial de seu nome. Os amigos ajudaram. E ela mandou bem: “Ana, você é zen”! Ainda não, Zoraide, mas eu chego lá! PS: Esta é uma homenagem a todos vocês, que nem conheço pessoalmente, mas que fizeram do meu aniversário a maior festa!

Ana Paula Padrão é jornalista e empresária