Diabetes
Nova esperança
Nova esperança Cientistas americanos deram mais um passo para a cura da diabetes. A equipe, da Universidade da Flórida, realizou com sucesso um transplante de células primordiais (capazes de se transformarem em tipos especializados de células) em animais com deficiência na produção da insulina. O hormônio é a chave que abre a porta das células para a entrada da glicose e, nos diabéticos, há problemas na sua produção ou no seu aproveitamento. Implantadas nos animais, as células começaram a produzir o hormônio. O próximo passo é repetir a experiência com seres humanos.

Boa notícia
Vacina contragripe
Já está disponível em vários centros de vacinação do Rio e de São Paulo a nova vacina contra a gripe. Ela vem preparada para proteger contra o Influenza A/Sydney/5/97, o supervírus que derrubou milhões de pessoas no Hemisfério Norte no início do ano. A dose custa, em média, R$ 25. Em geral, a vacina oferece proteção a cerca de 70% das pessoas. Vale a pena se prevenir.

Novidade
Qualidade nacional
Roupa imunizada Terminar o dia com as meias ou a lingerie sem um cheiro desagradável ficará mais fácil. A Rhodia Poliamida já começou a produzir no Brasil um fio especial com característica bactericida. Ou seja, um tecido imune à ação de bactérias. Segundo a empresa, o efeito permanece mesmo após as lavagens. O tecido será usado na confecção de meias, lingeries e roupas para malhação.

Câncer
Remédio de maconha
Experiência com ratos mostrou que a maconha pode ser uma alternativa para tratamento de glioma (espécie de tumor cerebral). Durante sete dias, cientistas espanhóis fizeram infusões de THC, o principal componente ativo da erva, em 15 animais. Em três deles, o câncer desapareceu. Nove sobreviveram mais do que o esperado.

Para ler
Cardápio adolescente
Para orientar pais preocupados com a alimentação dos filhos, a nutricionista Lara Natacci Cunha lançou o livro Diet book júnior. A obra diz como incrementar o cardápio dos pequenos, com sugestões de combinações ideais, além de dedicar uma boa parte para fornecer informações sobre problemas que vão da diabetes à anorexia e bulimia.
 

 

Dormência
Meus braços e pernas ficam dormentes com frequência. Será um problema circulatório? Misael José de Pontes, João Pessoa (PB)
Em geral, não se trata de causas circulatórias. A dormência nos braços e pernas costuma ser ocasionada por problemas neurológicos, principalmente nos nervos periféricos (das extremidades). Entre as origens mais comuns desse tipo de sintoma está a diabetes e outras alterações que podem afetar os nervos, como inflamações, falta de vitaminas (do Complexo B, entre outras) e o acúmulo de toxinas no organismo (álcool ou chumbo).
Rogério Tuma, neurologista

Banho
Quais os benefícios e malefícios dos banhos quentes, mornos ou gelados para a saúde? Algum deles previne ou trata doenças?
Jorge Monteiro, Juiz de Fora
Todo estímulo térmico sobre o corpo determina uma resposta dos vasos sanguíneos da pele. Ele atua ainda sobre tecidos e órgãos, mesmo distantes. O banho quente, que corresponde a mais de 39°C, faz uma vasodilatação (aumento do calibre dos vasos), diminui a resistência vascular e a pressão arterial, produzindo relaxamento muscular. Já o frio (menos de 18°C) faz uma vasoconstrição (diminuição do calibre dos vasos), aumenta a resistência da passagem do sangue e a pressão arterial. Produz acréscimo do tônus muscular, tem efeito estimulante. O ideal é a alternância entre um e outro, porque faz crescerem as defesas do organismo e evita flacidez da pele. O banho morno (30°C A 33°C) não tem efeito medicinal.
Dr. Luiz Carlos Silveira médico Nutrólogo e diretor técnico da clínica Kurotel clínica e SPA