OEA
Sem ajuda

BOE-01-IE.jpg

 Os condenados do mensalão podem tirar o cavalo da chuva se esperam a colaboração do ex-ministro do presidente Lula, Paulo Vannuchi, cujo mandato na Comissão Interamericana de Direitos Humanos começa em janeiro próximo. É que o colegiado da Organização dos Estados Americanos não permite que nenhum membro participe de decisões sobre seus próprios países.

Brasil
Versão oficial

BOE-02-IE.jpg

 No site do governo, na Galeria de ex-Presidentes, há um destaque em relação a Fernando Collor: “Seu curto período de governo (dois anos e seis meses) foi marcado por escândalos de corrupção”.  Fogo amigo do Planalto. Outros chefes de governo inclusive no período do Regime Militar, não tiveram ressalvas tão marcantes em seus perfis.

Eleições
Nem aí…

Pesquisas de opinião feitas recentemente apontam algo em comum: os brasileiros estão com falta de apetite para as eleições em 2014. O índice de desinteresse passa dos 50%. Tal atitude, de alguma forma, mascara as sondagens pré-eleitorais feitas até aqui
e outras que virão nos próximos meses.

Medicina
De doutor a paciente

BOE-04-IE.jpg

 Para combater a dependência química entre os médicos, o Conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Anestesiologia encomendaram estudo sobre o problema. O resultado balizará um programa nacional de assistência. Um programa pioneiro do Conselho Regional de Medicina alcançou 400 profissionais, de várias especialidades. Segundo Desiré Callegari, diretor do CFM, o estresse, as pressões no trabalho e familiares, a baixa autoestima, a ansiedade e a facilidade de acesso às substâncias psicoativas estão entre os fatores que têm levado médicos à “drogadição”.

Política
Saga religiosa

Luiza Erundina promoverá uma audiência pública na Câmara dos Deputados em torno de madre Maurina Borges, a única freira presa e torturada no período da ditadura. Vai chamar várias testemunhas que conviveram com a religiosa na prisão e a jornalista Denise Assis, autora do livro de ficção “Imaculada”, inspirado na vida da madre.

História
De Alcione (Barreto) a Virgilio (Lopes)

Com quase mil páginas, “Advocacia em Tempos Difíceis” está a caminho do prelo – sua versão digital ficará pronta na sexta-feira 29. Trata-se da mais completa e exaustiva obra sobre o papel de 35 advogados na defesa de presos políticos. A Comissão de Anistia e a Fundação Getulio Vargas realizarão sessões de lançamento do livro pelo País.

Justiça
Visão própria

A empresária Maria Rita Curiati entrou com Execução de Alimentos na 11ª Vara de Família de São Paulo contra o executivo Giuseppi Jeffrey Arippol. A decisão do juiz José Isaac Birer, que lhe deu o benefício, noticiada aqui na última edição, está mantida por enquanto no TJ-SP. Ele recorre. Maria Rita nega um relacionamento de seis meses com o ex. “Foram mais de quatro anos”. Sobre o indiciamento “indireto” que lhe fez o delegado Airton Amore, da 16ª DP paulista, a partir da denúncia de falsificação da assinatura de Arippol em cheques, diz: “Isso não é condenação”. 

Copa do Mundo
Trio de ofertas

BOE-05-IE.jpg

 Três empresas foram ao governo de Mato Grosso com propostas para administrar a Arena Pantanal. O estádio de 45 mil lugares conta com a força do agronegócio e a carência de grandes centros de eventos na região para viver com as próprias pernas, já que o futebol no Estado é fraco. No particular, a Copa fez bem a Mato Grosso – que terá 56 obras de infraestrutura e mobilidade, contra 68 em todas as outras sedes do Mundial.

STF
O retorno

BOE-03-IE.jpg

 Ao tomar posse no STF, Luís Roberto Barroso desativou sua página na internet (“Direito, Música e Poesia”). Além de aulas, artigos e vídeos de sustentações orais, ele fazia comentários a respeito de canções populares e clássicas e sobre poesia. A página está de volta. Agora bem mais circunspecta, com o nome de “Vida Acadêmica e Jurisdição”. Não tem o material do tempo de advogado, mas, em contrapartida, o ministro colocou à disposição dos internautas textos de algumas de suas decisões, com breves comentários sobre elas.

Trabalho
“Ctrl Alt Del”

A adoção obrigatória do Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho está dando pano para a manga. O software escolhido pelo Conselho Nacional de Justiça não mostra bom desempenho e a falta de atualizações no programa causa crescentes transtornos em todo o País. No entanto, parte da gritaria dos advogados nos tribunais decorre somente da falta de vontade dos Operadores do Direito em substituir sistemas com os quais já estão acostumados.

Política
Papo verde

O governador Eduardo Campos (PE) prepara uma “carta ao agronegócio”. A intenção é clara: varrer suspeitas de que sua aliança com a ambientalista Marina Silva significa um recuo nos princípios que regem o desenvolvimento sustentável do campo.

Tevês
Alta definição

Reunido na quinta-feira 21, no Rio de Janeiro, o Conselho de Administração do Canal Brasil aprovou investimentos superiores a R$ 2 milhões para a emissora passar a transmitir toda a sua programação em HD, em 2014. Dois outros canais de tevê por assinatura também entrarão na onda: o Viva, em fevereiro, e o Telecine Cult, no ano que vem.

Saúde Pública
Mal na foto

O Setor de Oncologia infestado por ratos. Pronto-socorro inundado pela água da chuva. Banheiros interditados, equipamentos de radiologia parados há meses, elevadores sucateados e falta de brigada de incêndio num prédio em obras que nunca terminam. A descrição de cenário de guerra é do Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro. Médicos e dentistas do lugar, cansados de reclamar aos gestores, enviaram na quinta-feira 21 carta com pedido de socorro para 20 instituições públicas, como a Presidência da República. “O hospital se transformou num amontoado de escombros”, diz trecho do documento.

Agronegócio
Menos poluente

Os ônibus que transportarão as seleções que disputarão o Mundial da Fifa de 2014 usarão motores movidos a biodiesel, parte do combustível produzido a partir de óleo de fritura. O chamado projeto B20 é tocado por técnicos da Embrapa e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal. Como se vê, no que diz respeito ao meio ambiente, já se pode dizer que a Copa é verde.

Cultura
Mulheres no samba

BOE-06-IE.jpg

 Uma das divas do sambódromo do Rio de Janeiro, Selminha Sorriso já foi figurante de picadeiro de circo na Alemanha, onde pegou tuberculose, até se consagrar como a mais importante porta-bandeira de sua geração, pela Beija-Flor de Nilópolis. Sua história está no livro “Onze Mulheres Incríveis Do Carnaval Carioca”, da coleção Cadernos de Samba, da Verso Brasil Editora. O lançamento será na terça-feira 26, na Livraria da Travessa, no Rio.

fotos: Orlando Brito; Sérgio Lima/Folhapress; antonio cruz/abr; Fábio Rossi/Verso Brasil Editora