Vitamina contra stress
Cientistas da Universidade do Alabama (EUA) descobriram que doses diárias de 200mg de vitamina C podem reduzir a produção de hormônios que são liberados em situação de stress e, com isso, prevenir doenças. O estudo, realizado com ratos, mostrou que a ingestão diária dessa quantidade de vitamina – encontrada principalmente na laranja – não apenas diminuiu o nível dos hormônios como também combateu a perda de peso, problema ligado ao stress. A grande polêmica é que essa dose de 200 mg excede a recomendação diária oficial para seres humanos que é de 60 mg por dia. Mais estudos serão realizados para determinar uma dose diária ideal.

 

Talidomida do bem
A droga que causou inúmeros casos de malformação em bebês na década de 60 pode ajudar a combater o câncer. É que a Talidomida pertence a uma classe de substâncias chamadas inibidoras da angiogênese. Essa categoria de drogas vem sendo bastante estudada no combate à doença porque impede o crescimento de vasos sanguíneos que irrigam o tumor. Sem sangue, o câncer enfraquece e há uma grande chance de se conseguir a cura.

 

Potência sob suspeita
A FDA (órgão americano que regula alimentos e medicamentos) suspendeu a realização de novos testes em humanos com o Vasomax – remédio que trata a impotência sexual mas ainda não liberado nos EUA. Motivo: num estudo feito em ratos, a fentolamina (princípio ativo do Vasomax), em altas doses, causou acúmulo anormal de gordura. Os testes em humanos em andamento continuam valendo. No Brasil, a venda do remédio será mantida, mesmo sem estudos conclusivos sobre a sua segurança (informação que consta da bula)

 

Auto-estima e mídia
Muitas pesquisas já mostraram que ver revistas de moda com modelos magérrimas aumenta a insatisfação das adolescentes com o próprio corpo. Mas um novo estudo americano, divulgado na convenção anual da Associação Americana de Psicologia, que aconteceu na semana passada, prova o contrário. Após acompanhar, por cinco meses, 219 jovens entre 13 e 17 anos, parte delas leitoras constantes de revistas de moda e a outra parte não, a conclusão foi de que as meninas que se autodepreciavam eram as que já apresentavam uma auto-imagem negativa com ou sem a influência das revistas.

 

Corrida que fortalece
Fisioterapeutas e especialistas em osteoporose da Inglaterra recomendam aulas de aeróbica para prevenir o problema. Embora ainda não se saiba bem por que, eles acreditam que exercícios de alto impacto como correr e pular ajudam a evitar a doença, que se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos. Para quem já sofre do mal, no entanto, aeróbica de baixo impacto e caminhadas continuam sendo as mais indicadas.

 

Cocaína bloqueada
Uma vacina que combate a dependência da cocaína parece estar a caminho. A droga foi desenvolvida por cientistas da Califórnia e apresentada na segunda-feira 23 durante o encontro da Sociedade Americana de Química. Testada em ratos, ela estimulou o sistema de defesa dos seus organismos a criar anticorpos contra as moléculas de cocaína, mantendo-as bem longe do cérebro. Se der certo em humanos, a vacina poderá ser usada também para reverter os efeitos tóxicos de uma overdose.

 

Por Cilene Pereira – Colaborou Kátia Stringueto