Cada vez mais, o acesso à Internet está nos lugares onde menos se espera. Agora é a vez daquela caixinha preta onde se passa o cartão de crédito nas lojas. A empresa americana Hypercom, uma das principais companhias mundiais na fabricação dos chamados POS, os terminais de ponto-de-venda para pagamento eletrônico, acaba de lançar no Brasil o ePic, uma nova geração desse produto com capacidade para a navegação e compras na Internet. Ou seja, o ePic é mais um veículo de entrada na Web, além do celular e do computador de mão, Palm. “Através do ePic vamos atingir um universo de não-usuários da Internet, os lojistas, expandindo ainda mais os domínios da rede mundial”, explica German Cardenas, presidente da Hypercom Latino América.
Com um faturamento anual de US$ 400 milhões, a Hypercom investiu US$ 150 milhões no projeto do ePic. Ao oferecer a conexão via Internet nos seus terminais de pagamento eletrônico, a Hypercom sai na frente da concorrência com um equipamento totalmente preparado para o novo cenário tecnológico do século XXI. “Vamos oferecer uma nova gama de serviços aos nossos usuários”, diz Cardenas. Eis um exemplo: através da Internet, o comerciante com problema de reembolso poderá se conectar a um sistema de armazenamento de dados, localizar o comprovante pelo número do cartão e enviá-lo à Visa ou ao Mastercard.
O Brasil é o primeiro país em que o produto está sendo lançado após os Estados Unidos, onde desde novembro passado o ePic já está presente em cerca de três mil estabelecimentos. Entre 30 e 60 dias, os comerciantes brasileiros poderão instalar o novo sistema em suas lojas a um preço médio de US$ 750 por terminal.