A estação derradeira de Carlos Cachaça
Morreu na segunda-feira 16 o último fundador da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira: Carlos Moreira de Castro, o Carlos Cachaça. Tinha 97 anos de idade e morreu de infarto. Músico e poeta, ganhou o apelido aos 17 anos: frequentava uma roda de bebedores de cerveja mas só tomava "a famosa branquinha". Com Cartola (seu parceiro mais constante) e Hermínio Bello de Carvalho assina as antológicas Não quero mais amar a ninguém, Alvorada e Harmonia em Mangueira. Carlos Cachaça tinha humor: cada vez que um médico o mandava parar de beber, ele respondia que os outros médicos, que lhe ordenaram o mesmo, já estavam todos mortos.

 

A poeta do Parabéns
Morreu na segunda-feira 16 a poeta Bertha Celeste Homem de Mello, aos 97 anos de idade, autora da versão brasileira da música Parabéns a você (Happy birthday to you). Bertha faleceu de infecção pulmonar na cidade paulista de Jacareí. Formada em farmácia e doutorada em Letras, ela compôs (em cinco minutos) a letra do Parabéns para um concurso na extinta Rádio Tupi em 1940.

 

MORRERAM a atriz paulistana Maria Teresa Fróes. Ela ficou famosa interpretando a fofoqueira Vamércia do programa A praça é nossa, do SBT. Maria Teresa sofreu um infarto e ficou internada por um mês. De parada cardíaca causada por edema pulmonar, aos 63 anos, em São Paulo. No sábado 14.

O músico Hélio Jordão Pereira. Ele fez parte do Bando da Lua, primeiro grupo musical a se apresentar no Exterior, e chegou a acompanhar Carmem Miranda aos EUA. No Rio de Janeiro, aos 85 anos, de câncer. No domingo 15.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Lane Kirkland, ex-presidente da central sindical mais poderosa dos EUA, que reúne as associações de mineiros e caminhoneiros do país. Responsável pela união dos sindicatos, Kirkland era a figura mais influente do sindicalismo americano. Em Washington, de câncer, aos 77 anos. No sábado 14.

 

INTERNADO Dom Hélder Câmara, 90 anos, arcebispo emérito do Recife e de Olinda, devido uma infecção urinária. No Hospital Português do Recife, na quarta-feira 18.

Istoé

O ex-ministro da Justiça e senador Renan Calheiros (PMDB-AL) visitou ISTOÉ onde foi recebido pelo editor e diretor responsável da Editora Três, Domingo Alzugaray

ISTOÉ recebeu também a visita do presidente da Taurus, Carlos Murguell, do diretor da empresa, Renato Conil, e do presidente da Companhia Brasileira de Cartuchos, Antonio Marcos Moraes Barros


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias