“Talvez acampar e presenciar uma tempestade na Islândia seja tão corriqueiro quanto ir à praia e encontrar o sol no Rio de Janeiro.” Assim o artista mineiro Marcellvs L. interpreta a tranquilidade e a indiferença do garoto que protagoniza seu vídeo “9493” (foto), de 2011, apresentado concomitantemente na exposição “Panoramas do Sul” e em individual na galeria Luisa Strina. Filmado dentro de uma barraca de acampamento, o trabalho mostra um menino que joga videogame alheio a uma forte tempestade de vento, na Islândia. A cena é gravada de um ponto de vista fixo, em um plano-sequência de 11 minutos. A natureza externa e ameaçadora não está no plano de visão, conhecemos apenas o interior de uma redoma que não é maculada.

chamada-roteiros.jpg

Marcellvs L. conta que se mudou para a Islândia há quatro anos atraído pela brutalidade da natureza. “Os moradores precisam criar uma resistência à realidade externa. Para mim, isso é similar ao fazer artístico. Ao fazer arte, criamos resistências à ordem de uma realidade compartilhada e estabelecida. Inventamos outro topo de ordem”, diz. De fato, há dez anos, ele inventou um sistema próprio de produção e distribuição de sua obra. O sistema é intitulado “VideoRizoma” e consiste na apropriação de um conceito dos campos da botânica e da filosofia. Assim como “9493”, os trabalhos da série têm sempre títulos numerais, que são definidos ao azar, a partir de jogos de dados. Logo, sua distribuição será definida em um processo randômico. Antes de serem expostos em galerias, museus e festivais, os trabalhos são enviados para um certo número de pessoas, anônimas e desconhecidas do artista, definidas a partir de associações de seus números telefônicos ou endereços com os números do título do trabalho.

Assim como o garoto indiferente à tempestade do “VideoRizoma”, os trabalhos de Marcellvus L. em geral enfocam cenas banais da vida cotidiana, em contraposição a uma natureza imponente. Em outro trabalho exposto na galeria Luisa Strina, o artista confronta o plano fechado da fachada de uma casa qualquer com um plano geral da paisagem gelada da ilha. A estratégia é atingir um efeito de diluição das oposições entre luz natural e artificial; dia e noite; intempérie e calmaria; som e imagem.