MB_BMW_620x388.jpg

 

Estava cá a pensar com meus botões. Algumas rivalidades no mundo dos carros são tão famosas quanto as de alguns times de futebol. Dentro de campo nos acostumamos com grandes clássicos: Flamengo x Fluminense, Palmeiras x Corinthians, Grêmio x Internacional, Barcelona x Real Madrid, Milan x Internazionale, Arsenal x Mancheter United, Ponte Preta x Guarani, Atlético x Coritiba, Bahia x Vitória, Boca Juniors x River Plate… e por aí vai.

E no mundo dos carros, quais seriam as grandes rivalidades? Aqui depende de alguns fatores. Podemos considerar só os fabricantes, mas também podemos incluir alguns modelos específicos. E a rivalidade pode ser mundial, regional ou nacional. As variantes são maiores do que no futebol. Algumas, como Mercedes x Daimler, do final do século 18, não resistiram ao tempo. Mas outras, como Peugeot x Renault, continuam muito vivas.

Vamos falar de algumas delas.

Ford versus Chevrolet

Esta é uma das mais antigas rivalidades da indústria automobilística. Como se sabe, Henry Ford inventou a linha de produção e, para gastar o menor tempo possível com a fabricação do modelo T, queria que todos os carros fossem pretos. Mas a Chevrolet inovou ao fazer carros de outras cores. Ao longo das décadas foram várias os modelos que fizeram concorrência acirrada entre uma e outra. Uma das mais marcantes, e que dura até hoje, é a do Ford Mustang contra o Chevrolet Camaro. Mas também podemos citar duas marcas de luxo dos grupos Ford e Chevrolet: Lincoln versus Cadillac.

Ferrari versus Lamborghini

Uma rivalidade bem interessante envolve a Ferrari e a Lamborghini. São duas marcas que fabricam supercarros difíceis de usar na rua, ao contrário da Porsche, que pontualmente também faz grande rivalidade à Ferrari. O empresário Ferrucio Lamborghini, que atuava no ramo de tratores, reclamou com Enzo Ferrari da embreagem de sua Ferrari. O Comendador disse que, se ele quisesse um carro melhor, que fabricasse um. Pra que? Ferrucio entrou no jogo e hoje as duas marcas italianas rivalizam em vários modelos.

Toyota versus Nissan

As duas principais marcas de carro do Japão brigam não só em seu país, mas também globalmente. Para os Estados Unidos, por exemplo, a Toyota criou a marca Lexus, enquanto a Nissan fez a Infiniti. Mas a briga no Japão é mais feroz, pois a Honda (como se fosse um Vasco da Gama querendo se meter num Fla-Flu) também desafia a Toyota em vários lugares. Nas pistas de corridas, nos Estados Unidos (onde a Honda criou a Acura) e principalmente no Brasil, onde os modelos Toyota Corolla e Honda Civic brigam na categoria de sedãs.

Subaru versus Mitsubishi

Outra longa briga japonesa envolve a Subaru e a Mitsubishi. Tudo por causa do Mundial de Rali da FIA. Desde os anos 80 os dois fabricantes brigam em todo tipo de piso (asfalto, neve, deserto, floresta) e acabaram criando dois ícones: o Subaru Impreza WRC e o Mitsubishi Lancer Evolution. Ambos são vendidos no Brasil.

Mercedes-Benz versus BMW

Claro que as duas marcas mais famosas da Alemanha não poderiam faltar. A Mercedes e a BMW simplesmente não dão o mínimo espaço de manobra para a rival atuar sozinha num segmento. Para além das corridas de automóveis, a Mercedes acabou construindo uma imagem mais conservadora e a BMW uma imagem mais esportiva. A grande briga entre as duas gigantes alemãs envolve o Mercedes Classe C e o BMW Série 3. E é assim: para um Mercedes Classe A, um BMW Série 1; para um Mercedes Classe E, um BMW Série 5; para um Mercedes Classe S, um BMW Série 7 etc.

Outras rivalidades

E por aí vai, são muitas as disputas. Na França, temos a Renault contra a Peugeot brigando modelo a modelo. Na Inglaterra, Rolls-Royce versus Bentley. Já tivemos também nas provas de rali muitos anos de briga entre os Audi Quattro e os Lancia Integrale, ajudando a desenvolver tecnologia de tração integral para os carros que usamos nas ruas. E aqui no Brasil também já vimos grandes disputas, como entre o Chevrolet Opala SS e o Ford Maverick GT. Mas uma das mais empolgantes rivalidades no Brasil vem dos anos 50, na aurora da indústria automobilística brasileira. Ela envolveu a Willys e a DKW, que lançaram os esportivos Interlagos e Malzoni oriundos de grandes pegas em Interlagos. Enfim, se no futebol os clássicos motivam os times adversários, na indústria automobilística as grandes rivalidades são responsáveis pelo surgimento de novas tecnologias.
 

lambo_ferrari_619x465.jpg