Dúvida na mama
O Tamoxifen, remédio usado contra câncer de mama, pode ter o efeito contrário. A droga bloqueia a absorção do estrógeno, hormônio feminino envolvido na multiplicação das células doentes. Mas cientistas americanos descobriram que, em alguns casos, o tumor reage ao remédio até um ponto em que o medicamento acaba se comportando como se fosse o hormônio que, a princípio, deveria bloquear. Os pesquisadores ainda tentam desvendar por que isso acontece.

 

Gravidez indesejada
A pílula do dia seguinte está nas farmácias brasileiras. O anticoncepcional, que consiste em dois comprimidos de alta dosagem hormonal, deve ser tomado até 72 horas depois da relação sexual desprotegida. Chama-se Postinor-2. O método impede a fecundação ou a fixação do ovo no útero.

 

Avanço na proveta
Uma nova técnica de fertilização in vitro está sendo testada no Brasil. É a maturação de células do ovário, que pela primeira vez é feita em humanos. A experiência está sendo realizada na clínica do médico Roger Abdelmassih, em São Paulo, com assessoria de Jiaen Liu, dos Estados Unidos, e do húngaro Peter Nagy. "Parte do tecido ovariano é retirada e colocada em meio de cultura até que, em 14 dias, as células amadureçam e se tornem óvulos", diz Abdelmassih. Um dos benefícios da técnica é dispensar o uso de hormônios para estimular a ovulação em mulheres com dificuldade para engravidar (os óvulos são obtidos pela maturação do tecido ovariano). Duas pacientes se submeteram ao método. Se der certo, dentro de um mês as gestações serão confirmadas.

 

Erro na rede
Sites sobre saúde na Internet podem conter informações imprecisas e até erradas. Um estudo realizado pela Universidade de Michigan (EUA) buscou na rede informações sobre um tipo de câncer e concluiu que metade das páginas analisadas não tinha o crivo de especialistas no assunto. Mais: 6% delas continham informações erradas.

 

Meditar contra hipertensão
Estudos da Faculdade de Medicina da Geórgia (EUA) mostram que a meditação ajuda a combater doenças cardiovasculares, pois dilata os vasos sanguíneos, diminuindo a hipertensão, um de seus principais fatores de risco. Os pesquisadores constataram que aquelas pessoas que praticam meditação há bastante tempo, pelo menos uma vez ao dia, têm a pressão mais baixa em relação a pessoas da mesma faixa etária que não meditam.

 

Gripe mais curta
Na semana passada, durante o XI Congresso Brasileiro de Infectologia, foi anunciado um novo remédio contra a gripe. Produzido pelo laboratório Roche, o Oseltamivir deve chegar ao mercado no começo do próximo ano. Sua vantagem é que ele inativa o vírus influenza, que provoca a gripe, diminuindo sua ação pelo organismo. Na prática, o paciente que levava uma semana para ficar bom, vai se recuperar em cinco dias.

 

Gene do colesterol
Cientistas do Instituto do Coração, Pulmão e Sangue de Bethesda, nos EUA, descobriram um gene que faz aumentar o nível do mau colesterol. Esse gene, chamado de ABC1, foi encontrado em pacientes com baixos índices do bom colesterol e, segundo os pesquisadores, é o responsável por impedir a produção de uma enzima que o corpo usa para limpar o excesso do mau colesterol.

 

Por Cilene Pereira – Colaboraram: Kátia Stringueto e Marina Caruso