T R A N S P O R T E S
Bólido elétrico

Relâmpago Branco é o nome do mais veloz carro foguete elétrico jamais construído e dono do recorde mundial de velocidade com carros elétricos: 381 km/h (ou 237 milhas por hora). Agora em agosto, seu piloto Pat Rummerfield quer tentar superar a barreira das 300 milhas por hora (482,7 km/h), na pista do lago seco Bonneville, no Estado americano do Utah. O Relâmpago Branco custou US$ 1 milhão, mede 6,4 metros e pesa 1.088 kg. Desse total, 362 quilos são quanto pesam as suas 6.120 baterias, que desenvolvem uma potência de 400 HP. Segundo Ed Dempsey, o seu construtor e proprietário, caso o Relâmpago Branco consiga ultrapassar as 300 milhas horárias, seu próximo desafio será acelerar até 360 milhas por hora (579 km/h), a velocidade máxima atingida nos testes num túnel de vento no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Só para constar, o recorde de velocidade de veículos elétricos ainda está distante da marca máxima para veículos com motor a combustão, que é do carro foguete inglês Empuxo. Em 1997, ele quebrou a barreira do som (1.193,83 km/h) no deserto Black Rock, no vizinho Estado de Nevada.

 

 E S P A Ç O
O ônibus francês

Quase 20 anos após o vôo inaugural do Columbia, a Nasa projeta uma nova geração de shuttles enquanto russos e japoneses ainda não colocaram seus similares no espaço. Ao que tudo indica, o primeiro veículo espacial reutilizável não-americano decolará da base de Kuru, na Guiana Francesa. Estimulada pelo sucesso do lançador Ariane V, a empresa francesa Aerospatiale projeta dois shuttles. O primeiro, não-tripulado, é o Ares (na foto, acima). Com sete metros de comprimento, decola em 2005 para atingir velocidades hipersônicas, cinco vezes superiores à do som. Já em 2010, Themis (na foto, abaixo) subirá aos céus. Com 27 metros e 55 toneladas, será usado pelos astronautas europeus para ir até a Estação Orbital Internacional.

 T E C N O L O G I A
Robô pessoal

Ainda não é a Rosinha, mas estamos chegando lá. Foi lançado nos EUA o primeiro robô pessoal, o Cye. Ele não fala como a empregada dos Jetsons, mas já é capaz de fazer com eficiência algumas tarefas domésticas. Parecendo um carrinho de brinquedo, esse robô pode, por exemplo, carregar a louça para a cozinha e aspirar o pó da casa ou, no caso de um escritório, entregar correspondência e conduzir visitantes. "Cye é um robô prático e barato (US$ 625), fácil de trabalhar e divertido", diz Henry Thorne, que preside a Probotics, fabricante do produto. É controlado por um PC comum via rádio, se move à velocidade de um metro por segundo e está disponível nas cores amarela, laranja e preta. Gostou? Visite o site da Probotics (www.personalrobots.com).

 

Por Peter Moon