Nesta terça-feira (28), a Vale informou que 33 trabalhadores foram resgatados da mina subterrânea Totten, no Canadá, após um acidente no último domingo (26). De acordo com a empresa, “os demais estão a caminho”.

Cerca de 39 trabalhadores da mineradora ficaram presos na mina que produz níquel em Sudbury, em Ontário. No momento do acidente, os funcionários estavam a uma profundidade entre 900 e 1200 metros.

Em nota, a Vale disse que a previsão era que os trabalhadores retornassem à superfície “ainda nesta manhã”, por meio de um sistema de escada de saída secundária.

Confira a nota da Vale

A Vale informa que 33 empregados já voltaram à superfície na mina Totten em Sudbury, Ontário, Canadá, e que os demais estão a caminho.

Os funcionários estão saindo da mina com o apoio da equipe de resgate da Vale por meio de um sistema de escada de saída secundária. Os empregados que já voltaram à superfície estão saudáveis e recebem assistência médica no local.

No último domingo, 39 empregados não puderam sair da mina devido a danos no eixo que abriga o meio de transporte (espécie de elevador) entre a superfície e o subsolo. Enquanto as condições no eixo eram avaliadas, os empregados se dirigiam a estações de refúgio subterrâneas como parte dos procedimentos padrão da empresa.