32º Festival de Cinema de Vitória começa neste sábado, 19

Evento exibe 90 produções brasileiras até 24 de julho, com entrada gratuita e sessões no Sesc Glória

Melina Furlan - Acervo Galpão/IBCA
1º dia do Festival de Cinema de Vitória Foto: Melina Furlan - Acervo Galpão/IBCA

Começa neste sábado, 19, o maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo: o Festival de Cinema de Vitória (FCV). A programação da 32ª edição segue até o dia 24 (quinta-feira), com entrada gratuita, sessões à tarde e à noite no Sesc Glória, e a exibição de 90 produções brasileiras, entre curtas, longas e um média-metragem, divididas em 11 mostras competitivas e sessões especiais fora de competição.

O festival conta com patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

A programação deste sábado (19) tem início às 14h, com a Sessão Especial Longas Capixabas, na Sala Cariê Lindenberg, exibindo o longa “Margeado”, de Diego Zon, estrelado pela homenageada Veronica Gomes, seguida de bate-papo com a equipe do filme.

Às 17h, no Auditório do Hub ES+, acontece a Coletiva da Homenageada Veronica Gomes e o lançamento do Caderno de Homenagem.

A partir das 19h, no Teatro Glória (Sesc Glória), o público acompanha a Abertura Oficial do 32º Festival de Cinema de Vitória, que contará com a homenagem à atriz capixaba e duas sessões competitivas: a 14ª Mostra Foco Capixaba, com os curtas “Nosso Tempo a Sós”, “Castelos de Areia”, “A Última Sala” e “Os Cravos”; e a 15ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, com o filme “O Deserto de Akin”, de Bernard Lessa.

A programação deste ano inclui quase 100 filmes, debates, sessões especiais e homenagens a Ney Matogrosso e Veronica Gomes. “O 32º Festival de Cinema de Vitória é a casa do cinema brasileiro no mês de julho. A seleção de filmes, que compõem as mostras
competitivas deste ano, apresenta um panorama da produção audiovisual do Brasil.

Além disso, o Festival apresenta mais de 30 produções capixabas tanto nas competitivas, quanto em sessões especiais, o que comprova o talento dos realizadores que produzem no Espírito Santo.

Outro destaque desta edição é a honra de poder homenagear Ney Matogrosso e Veronica Gomes, dois artistas múltiplos que brilham em diversas áreas e são referências para a cultura brasileira. O 32º FCV está de braços abertos para receber o público capixaba”, disse Lucia Caus, diretora geral do evento.

Dividido em 11 Mostras Competitivas, o 32º Festival de Cinema de Vitória exibirá 90 filmes selecionados, sendo 85 curtas e cinco longas-metragens, que apresentam um recorte da produção audiovisual brasileira contemporânea, com filmes produzidos nos anos de 2024 e 2025, e que contemplam diversos gêneros cinematográficos em trabalhos que trazem narrativas plurais sobre o Brasil.

As exibições acontecem à tarde, nas salas de cinema Marien Calixte e Cariê Lindenberg, e à noite, no Teatro Glória. Todos os espaços estão localizados no Sesc Glória e a entrada é gratuita.

Os filmes concorrem ao Troféu Vitória, símbolo do festival. A escolha dos premiados é feita pelo Júri Técnico do Festival, composto por especialistas e profissionais ligados ao audiovisual brasileiro, e pelo Júri Popular, formado pelo público, que escolhe o Melhor Filme em todas as mostras competitivas, votando no seu filme preferido ao final de cada sessão.

As inscrições para o 32º FCV aconteceram de 10 de fevereiro a 14 de março. Ao todo 1.374 produções de todas as regiões do país foram cadastradas. Fora de competição, o 32º FCV promove sessões especiais, com a exibição de quatro longas-metragens e um média-metragem capixabas, além da Sessão Especial de Encerramento e a exibição especial de seis episódios da série de animação Irmãos do Jorel, totalizando 106 obras audiovisuais.