Tucanos em pé de guerra

Ainda vai causar muito problema para FHC o acordo fechado entre o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen, e o presidente do PMDB, senador Jader Barbalho, dividindo entre os dois partidos o comando do Congresso no final do governo FHC. Na prática, isso significa que Jader deverá ser o presidente do Senado a partir do ano que vem, cabendo ao pefelista Inocêncio Oliveira a presidência da Câmara. O primeiro a berrar vai ser o líder do PSDB, Aécio Neves. Candidato a presidente da Câmara, ele já andava sem falar com Inocêncio por conta da disputa. Agora, está irritadíssimo com o líder do PMDB, Geddel Vieira Lima. Acha que foi Geddel quem articulou o acordo, traindo um acerto antigo entre os dois para enfraquecer Inocêncio. Pior: o PTB, que oficialmente forma um bloco parlamentar com o PSDB na Câmara, resolveu apoiar uma CPI específica sobre Eduardo Jorge, deixando Aécio sem saber se pode contar com os votos dos petebistas. E pior ainda: os tucanos têm certeza de que tem o dedo de FHC por trás disso tudo.
…………………………………………………………………………………

Mau exemplo

Atenção, senhores pais. A Escola Superior de Administração Fazendária vai distribuir cartilhas aos alunos do primeiro e segundo graus ensinando que os impostos devem ser pagos e como eles são cobrados pela União. A diretora da Esaf, Fátima Cartacho, escolheu para fazer o texto a amiga Leliana Rolim de Pontes Vieira. O problema é que desde 18 de abril Leliana está com demissão por justa causa pedida pelo secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, mas o processo empacou na Procuradoria da Fazenda. A Corregedoria da Receita descobriu que a funcionária dava expediente como auditora e, clandestinamente, atuava como advogada de empresas sonegadoras.
…………………………………………………………………………………


Nicho baiano

Não é só a turma de Eduardo Jorge que tem o condão de transformar pequenas empresas de informática em gigantes. Quando trocou a diretoria financeira da OAS pela Secretaria da Fazenda da Bahia, o ministro Rodolpho Tourinho levou junto um grupo de pessoas que cuidava da área de informática da empreiteira. Elas fundaram a Unitech Tecnologia de Informação. Numa ascensão meteórica, a Unitech passou a prestar serviços aos principais órgãos do governo da Bahia e à Prefeitura de Salvador. Bastou ACM colocar Tourinho e Waldeck Ornelas no governo federal para que a Unitech também abocanhasse contratos de informática com os Ministérios de Minas e Energia e da Previdência.

…………………………………………………………………………………

Frase

* “A Marta está eleita prefeita. E eu já estou na oposição’’
Do deputado Luiz Antônio Medeiros ( PFL-SP), que também não apóia o candidato do seu partido à Prefeitura de São Paulo, senador Romeu Tuma

…………………………………………………………………………………

Rápidas

* Golpe de 1964. Naquele ano Eduardo Jorge entrou no Senado. No mesmo concurso de seu amigo Sérgio Otero e do ex-gigante do Orçamento José Carlos Alves dos Santos.

* O presidenciável Ciro Gomes anda estressado com a campanha de sua ex-mulher Patrícia Gomes à Prefeitura de Fortaleza. Fuma nada menos do que quatro maços de cigarro por dia.

* O PTB não rompeu com o governo de Fernando Henrique à toa. O líder do partido na Câmara, Roberto Jefferson, queria indicar o novo presidente dos Correios. Como não conseguiu…

* De um interlocutor constante de FHC: ele parou de falar mal do ministro José Serra, mas continua reclamando de Mário Covas. Diz que o governador “é muito rabugento”.