Leite diet
 

Mais prático, impossível. Alimentada por uma ração feita de farelo de soja, farinha de peixe, sais de cálcio e moléculas modificadas de ácido linoléico conjugado (CLA), uma criação de 32 vacas produziu leite com 30% a menos de gordura e 10% a mais de proteína. Os genes modificados atuam sobre as enzimas que transformam os nutrientes ingeridos pelos animais em gordura. O composto químico altera o metabolismo das vacas, que produzem leite em maior quantidade, menos gorduroso e com compostos de ação anticancerígena. A pesquisa custou R$ 48,8 mil e foi conduzida pelo engenheiro agrônomo Dante Pazzanese Lanna, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a Esalq, de Piracicaba. Os mesmos testes foram repetidos por pesquisadores das universidades de Cornell e Idaho, nos EUA, e de Helsinque, na Finlândia. Em todos, o resultado foi o mesmo leite light. …………………………………………………………………………………

Música ligeira

Como diria Gilberto Gil, “poetas, seresteiros, namorados, correi”. Fazer a letra de uma canção deixou de ser bicho de sete cabeças. Na internet há geradores de letras que poupam tempo, suor e inspiração. Dos mais bobinhos, como Cheesy Song, ou Spice Girls, aos mais “cabeça”, como o de Alanis Morissette, além de música country e gótica. É clicar e cantar, em inglês.

…………………………………………………………………………………

Gelo quente

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Os turistas que viajavam pelo Pólo Norte a bordo do navio russo Yamal ficaram maravilhados ao ver o lago de 1,5 quilômetro de diâmetro. Os cientistas que viram a mesma cena entraram em pânico. Pela primeira vez em 50 milhões de anos, o extremo Norte da Terra não estava coberto por gelo. A má notícia foi confirmada por fotos de satélite. Na primeira (à esq.), uma área ao Norte do Alasca está coberta por geleiras. Na segunda foto, tirada nove dias depois, as rachaduras são visíveis. Pesquisadores noruegueses calculam que 42% da calota polar derreteu nos últimos 22 anos. Virou círculo vicioso: a radiação solar esquenta a água e acelera o aquecimento global, que derrete as calotas polares.

…………………………………………………………………………………


A borboleta e o milho

 

O que uma borboleta pode ter a ver com o milho consumido por milhões de americanos? Muito, pelo que sugere estudo revelado semana passada por pesquisadores da Universidade de Iowa. Os cientistas demonstraram o elo de ligação entre o pólen do milho transgênico Bt, resistente ao inseticida da Monsanto, e a mortalidade de borboletas do gênero Danaus plexippus. O estudo publicado no jornal Oecologia revelou que 20% das borboletas morreram ao entrar em contato com o pólen de milho transgênico, carregado pelo vento até as plantações vizinhas, onde as borboletas se alimentam. A indústria de biotecnologia desmereceu a pesquisa. Não é para menos. Os transgênicos respondem por um terço da plantação de milho dos EUA e evitam prejuízos anuais de US$ 1 bilhão, causados por pragas.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias