A morte do monarca
O rei Hassan II, do Marrocos, morreu de pneumonia ao 70 anos, na sexta-feira 23, em Rabat. Hassan (Mulay Mohammad) estava no poder há 38 anos e ao longo desse tempo seu reinado e sua popularidade resistiram e sobreviveram aos duros ataques da oposição islâmica, a diversas crises políticas e golpes militares – no mundo árabe, ninguém permaneceu mais tempo no poder do que ele. Foi um dos principais mediadores do acordo de paz entre Egito e Israel em 1978. No início da década de 90, um gesto de Hassan foi decisivo para aproximar diplomaticamente o Marrocos e os EUA: ele anistiou cerca de 800 presos políticos e comutou a pena de 195 condenados à morte. Ainda assim, levou o seu país a lutar ao lado do Iraque na Guerra do Golfo (1991). Assume o poder no Marrocos o seu filho e herdeiro político Sidi Mohammad, 35 anos, general que comanda as Forças Armadas do país.

 

MORRERAM o publicitário inglês David Ogilvy. Começou sua carreira como cozinheiro em Paris e em 1949 fundou a Ogilvy & Mather, uma das maiores agências de propaganda do mundo. Em Touffou (França), aos 88 anos, de causa não revelada. Na quarta-feira 21.

O ator irlandês Donal McCann, um dos principais atores da língua inglesa. Atuou em Illuminata, de John Turturro, e Beleza Roubada, de Bernardo Bertolucci. Em Dublin (Irlanda), aos 56 anos, de câncer. No domingo 18.

 

INTERNADA A atriz Etty Fraser, 68 anos, após sofrer uma crise respiratória causada por infecção pulmonar. Ela foi levada na madrugada de terça-feira 20 para a UTI do Hospital São Luís, em São Paulo, onde está sedada e respirando com a ajuda de aparelhos.