E S P A Ç O
Silêncio, por favor

Os cientistas temem que os sinais emitidos por telefones celulares e satélites de comunicação possam levar à morte a radioastronomia. O alerta foi feito numa conferência internacional em Viena, que discute os problemas enfrentados pelos astrônomos. Embora os serviços de telecomunicações trabalhem com frequências específicas, seus sinais são tão fortes que geralmente "vazam" para as frequências utilizadas pela radioastronomia. Os cientistas estão pedindo aos Estados Unidos uma regulamentação mais rigorosa nos celulares e satélites transmissores para garantir o futuro dos radiotelescópios.

  T E C N O L O G I A
O sutiã high-tech

Parece comédia. Um inventor britânico está trabalhando em um sutiã de segurança capaz de detectar se a moça está sendo atacada e avisar as autoridades de sua localização. Chamada Smart Bra, ou sutiã esperto, a peça funciona normalmente – até seu monitor cardíaco embutido detectar repentinas alterações no batimento do coração que demonstrem um pavor súbito. Então um dispositivo GPS, também embutido, entra em ação, indicando a posição da vítima, enquanto um pequeno telefone celular colocado na alça do sutiã chama a polícia. O problema é seu alarme disparar graças a outras fortes emoções. Mas o inventor garante que o alarme só funciona em caso de perigo.

  B I O L O G I A
Ratos telepatas

Embora pareça, não é ficção científica: um rato com um pequeno eletrodo fixado na cabeça resolve beber água e, sem tocar em nada, faz com que um braço robótico leve a água até ele. A proeza foi obtida por uma equipe de cientistas americanos que acredita que um dia essa tecnologia poderá ajudar os seres humanos. O dispositivo eletrônico, que os pesquisadores dizem que não maltrata o animal, converte os padrões de atividade neural em um único sinal eletrônico, que pode fazer inúmeras coisas, como dizer a um braço robótico para se mover. Até agora, a máquina consegue rastrear 46 neurônios – o suficiente para reconhecer quando o rato está pensando em beber água. Nas pessoas, a tecnologia poderá servir para controlar um braço artificial, por exemplo. O projeto, chamado de Thinking about Drinking, terá sua pesquisa concluída no ano que vem, quando então os cientistas passarão a fazer testes com mamíferos mais avançados, como macacos e talvez até humanos.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

  I N F O R M Á T I C A
Cartão poderoso

Quando se fala em assistentes digitais pessoais, o Palm Pilot vem logo à mente. Mas o que estaremos usando no futuro? Bem, se à Compaq estiver certa, será uma máquina minúscula, do tamanho de um cartão de crédito, chamada Itsty – um computador com velocidade de 200 megaHertz que roda o sistema operacional Linux. Através de um sinal infravermelho, Itsty consegue se comunicar com impressora, aparelho de tevê ou qualquer outro dispositivo digital – e ainda vem com alto-falante e microfone. Mas o que torna a maquininha excepcional é o modo como se maneja sua pequena tela. Incline-o para a frente e a página rola para baixo; o contrário faz a página subir.

 

Por Lu Gomes


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias