30/09/2013 - 11:45
A Coca-Cola perdeu o posto de marca global mais valiosa, pela primeira vez nos 14 anos, segundo ranking da consultoria Interbrand divulgados nesta segunda-feira. A Apple e o Google ultrapassaram a principal marca de refrigerantes do mundo.
Segundo a Interbrand, a chegada da Apple ao topo dois anos após a morte de seu fundador, Steve Jobs, mostra a consistência da marca mantida pelo sucessor, Tim Cook. A Interbrand faz o levantamento com base no desempenho financeiro, influência na escolha do consumidor, poder de precificação, lealdade e geração de lucro. As cem marcas que compõem a lista foram avaliadas em US$ 1,5 trilhão, alta de 8,4% sobre o ano passado. O estudo considera apenas as marcas globais, ou seja, que atuam em todos os continentes e têm presença relevante para o consumidor.
A Apple apresentou crescimento de 28% de 2012 para 2013, atingindo valor de mercado de US$$ 98,3 bilhões. O Google apresentou crescimento de 34%, atingindo US$ 93,3 bilhões. A Coca-Cola cresceu apenas 2% de 2012 para 2013, atingindo US$ 79,2 bilhões. Confira as 10 marcas mais valiosas:
1 – Apple