A genial mulher do Oscar

A atriz e comediante Consuelo Leandro morreu aos 67 anos, na segunda-feira 5, em São Paulo (falência múltipla dos órgãos e parada cardíaca decorrentes de um câncer de bexiga). Maria Consuelo da Costa Ortiz Nogueira nasceu na cidade paulista de Lorena e estreou no teatro em 1953 (foi expulsa de casa pelo avô militar quando contou que queria ser atriz). Seu talento brilhou na Rádio Nacional no programa humorístico Balança mas não cai (mais tarde na televisão). Na década de 60 ela se consagrou ao interpretar na TV Record (programa Praça da alegria) a personagem Cremilda, uma emergente que usava o bordão "meu marido Oscar". Em 46 anos de carreira, Consuelo ganhou, entre outros, três prêmios Roquette Pinto e três Troféu Imprensa. Até ser internada fez no A praça é nossa a cômica Francis Layde, mãe da candidata a miss Creusa Eugênia.

O criador dos gandulas

O jogador de futebol argentino Bernardo Gandulla, 83 anos, morreu na quarta-feira 7 em Buenos Aires (parada respiratória). Muito popular na Argentina nos anos 30 e 40, ele se tornou inesquecível depois de jogar no Vasco da Gama em 1939: corria a buscar a bola quando ela saía de campo, sem se importar se isso era vantagem para o seu time ou para o time adversário. Sua atitude era admirada pela torcida e foi assim que surgiu a palavra gandula para denominar os garotos que ficam ao redor do campo para apanhar as bolas e devolvê-las ao jogo.

MORRERAM

 

o astronauta americano Charles "Pete" Conrad Jr.. Ele comandou a missão Apollo 12 (1969) e foi o terceiro homem a pisar a lua. Conrad Jr. morreu num acidente de moto na cidade de Ojay (Califórnia). Nos EUA, aos 69 anos, na sexta-feira 9.

– O norueguês Thor Alex Kappfjell. Ficou famoso como Homem-mosca por saltar de pára-quedas de montanhas e construções como a Torre Eiffel e o Empire State Building. Em Oslo, aos 32 anos, ao chocar-se contra uma montanha num salto em meio à neblina. Na quarta-feira 7.

INTERNADOS

 

O comediante Rony Cócegas, 59 anos, o Galeão Cumbica, da Escolinha do barulho (Record). Ele sofre de cirrose hepática e está na UTI da Santa Casa de Guarulhos com broncopneumonia bilateral, em coma induzido e respirando com a ajuda de aparelhos. Desde sábado 3.

– O ex-presidente João Batista Figueiredo, 81 anos. Ele sofre de insuficiência renal aguda e está fazendo uma série de exames. Na UTI da Casa de Saúde São José, Rio de Janeiro. Desde domingo 4.