Opel-Monza-Concept-287686_620x385.jpg

Amigos, vi o novo Monza no Salão de Frankfurt. Estava lá, lindão, exposto no estande da Opel, que é a subsidiária da General Motors na Europa. Aqui no Brasil muitos fãs do Monza esfregaram as mãos quando a GM revelou o Monza Concept. O Clube do Monza deve ter comemorado.

Quer notícia melhor do que a possível volta de um carro que vendeu mais de 850 mil unidades no Brasil, de 1982 a 1996? O Chevrolet Monza é um ícone da indústria automobilística instalada no Brasil. Quando foi aposentado, deu lugar ao Vectra, que, apesar de ser um bom carro, nunca teve o mesmo “carisma” do Monza.

Pois bem. Fui conferir o Monza Concept em Frankfurt. Não existe data ou sequer planejamento para sua produção. Trata-se, na verdade, de uma visão da Opel para o futuro de seus carros. Desde a utilização de materais superleves até o design futurista, passando por motores mais eficientes, o Opel Monza Concept é um guia para os projetistas dos futuros modelos da marca.

Muitos já sabem, mas não custa lembrar: o Monza original na verdade era o Opel Ascona. A GM simplesmente trouxe o projeto do Opel Ascona para o Brasil e rebatizou-o de Chevrolet Monza. Mas havia um Monza? Sim, havia, mas era outro modelo da Opel, de porte muito maior. Coisas do mundo não globalizado, quando os nomes e os visuais não precisavam ser os mesmos, ainda que dentro da mesma montadora.

Para os fãs do Monza, resta torcer para que a Opel pense em ressuscitar o Ascona. Aí sim, quem sabe, teríamos um novo Chevrolet Monza. Ah: a garota e o cachorro não estavam em Frankfurt.

Monza_620x360.jpg