De olho na mama
A Associação Médica Americana (AMA), uma das mais conceituadas do mundo, anunciou uma nova diretriz no combate ao câncer de mama. A entidade passou a recomendar a realização de exames anuais de mamografia a partir dos 40 anos, e não mais somente depois dos 50 anos. Dessa forma, a AMA se junta aos defensores da tese de que, embora a doença seja menos frequente em mulheres jovens, quando ela se desenvolve nesses casos, é quase sempre bastante agressiva. Por isso, quanto mais cedo for diagnosticada, melhor.

 

Sem descendentes
Homens que tiveram filhos graças às técnicas de fertilização in vitro podem gerar crianças com problemas de fertilidade. A revelação é do pesquisador David Page, do Instituto Médico Howard Hughes, dos Estados Unidos. Segundo o cientista, cerca de 10% dos homens que produzem pouco ou nenhum esperma apresentam um defeito genético numa parte do cromossomo Y. E, quando eles se submetem às novas técnicas, seus filhos tendem a herdar o mesmo problema. As meninas geradas não correm esse risco porque recebem do pai apenas o cromossomo X.

 

Menos gripe
Um novo medicamento promete ser uma arma poderosa para prevenir a gripe. É o que constatou o pesquisador Arnold Monto, da Universidade de Michigan (EUA). Durante quatro semanas ele fez um estudo com 1.107 alunos para testar o remédio inalável Relenza (princípio ativo zanamivir) na prevenção de dois tipos de gripe. Entre os que usaram a droga (553) só 11 ficaram doentes. Entre os outros 554, que receberam um placebo, a gripe atacou 34.

 

Adesivo para o sexo
Mulheres submetidas à retirada total do útero e dos ovários que estão experimentando uma queda no desejo sexual podem se beneficiar ao colocar um adesivo de testosterona. Esse hormônio masculino, também produzido em pequena escala pelas mulheres, é um dos principais responsáveis pela libido. O problema é que ele deixa de ser fabricado quando os ovários são removidos, e o desejo pelo sexo pode despencar. Uma experiência feita no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, porém, mostrou que o uso do adesivo de fato aumenta a libido, melhorando a vida sexual dessas mulheres.

 

Carne vermelha redimida
Boa notícia para quem adora carne vermelha. Estudo de três centros de pesquisa americanos revela que comer carne vermelha magra tem praticamente o mesmo efeito para o colesterol do que ingerir peixe ou frango. O trabalho foi feito com 191 adultos com nível elevado de colesterol, mas envolvidos numa dieta de baixo consumo de gordura. No final, os resultados mostraram que tanto os que comeram carne branca magra quanto aqueles que consumiram carne vermelha sem gordura tiveram oscilações semelhantes nas taxas de colesterol.

 

Imagens sem raios X
Pesquisadores ingleses estão desenvolvendo um aparelho capaz de fazer imagens dos dentes sem usar os raios X. Como se sabe, esses raios podem provocar mutações genéticas e o ideal é evitá-los o máximo possível. O equipamento inglês utiliza uma radiação chamada terahertz, capaz, entre outras proezas, de fazer imagens tridimensionais do dente.