Desencontro na cama
Má notícia para quem achava que Viagra e outros trariam a felicidade sexual para homens impotentes. Um estudo francês publicado às vésperas de um encontro da Organização Mundial de Saúde sobre disfunção erétil revela que um em cada cinco homens bem-sucedidos nos tratamentos de impotência ainda não tinha mantido relações sexuais com suas parceiras. Resultados semelhantes têm sido observados também na Inglaterra. O motivo está no fato de que as mulheres se recusam a fazer sexo porque entendem que a ereção, nesses casos, não é natural, mas obtida com a ajuda de substâncias químicas.

 

Leite poderoso
Cientistas da Universidade da Islândia descobriram que a monocaprina, gordura que aparece diluída no leite, tem impressionante capacidade de destruição de microorganismos. Concentrada em gel, a gordura matou os vírus da Aids, da herpes e a bactéria da gonorréia em um minuto. Ela ainda tem efeito anticoncepcional porque destrói as caudas dos espermatozóides, impedindo-os de chegar até o óvulo. Porém, outros testes são necessários para comprovar esses efeitos.

 

O remédio do otimismo
Pesquisadores americanos analisaram a postura de 309 pacientes que estavam prestes a sofrer algum tipo de cirurgia. Seis meses depois, os mais otimistas frente a suas doenças mostraram-se os menos passíveis de sofrer reinternações. Os cientistas acreditam que, talvez, a esperança no futuro faça com que os otimistas invistam mais na própria recuperação.

 

Anti-rugas para enxaqueca
Cientistas do Centro da Dor de Cabeça da Universidade Thomas Jefferson, na Filadélfia, descobriram que a toxina botulinum, presente no medicamento Botox, geralmente usado no combate a rugas, tem eficácia no tratamento da enxaqueca. Mulheres que haviam se submetido ao uso do remédio com finalidades estéticas contaram que, além das rugas, as dores de cabeça tinham sumido. Um estudo anterior realizado pela Universidade da Califórnia mostrou que em 51% de 96 pacientes analisados houve melhora total nas dores com o uso da substância.

 

Campanha de reumatismo
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) faz 50 anos neste mês e lança uma campanha sobre as doenças reumáticas. A SBR quer informar sobre os quase 100 tipos de doenças reumáticas que atacam em torno de 10% da população mundial. Um filme sobre o assunto será veiculado pela Rede Globo a partir desta semana. Também serão dadas palestras em hospitais e distribuídos panfletos de esclarecimento. "Reumatismo não é só doença de idosos", diz a presidente da SBR, Emília Sato.

 

Polêmica etílica
Beber moderadamente – até 14 doses de álcool por semana – não faz mal à saúde. Mas, ao contrário do que afirmam alguns estudos, não traz benefícios. E isso serve para qualquer bebida, até o vinho. Pelo menos é o que garantem cientistas da Bristol University, na Inglaterra, autores de pesquisa de 20 anos com cerca de 5,8 mil homens. Em compensação, os que bebem mais de 35 doses por semana têm o dobro de chances de sofrer doenças cardíacas.

 

Por Cilene Pereira e Marina Caruso