motorista.jpg

 

 Talvez tenha sido a cena mais incrível do Salão de Frankfurt, que está sendo realizado até o dia 22. Na abertura do evento, dia 12, o presidente mundial da Daimler, Dieter Zetsche, chegou ao majestoso estande da Mercedes-Benz de carona no banco de trás do novo S 500. Até aí tudo bem: o detalhe é que não havia motorista e o carro manobrou até pertinho do público. Então parou e Zetsche saiu, aplaudidíssimo.

Foi um espanto. Graças ao aprimoramento do sistema Distronic, a Daimler conseguiu dar ao novo Mercedes-Benz S 500 Intelligent Drive a autonomia de seguir sozinho no trânsito das ruas e estradas. Ele conta com oito câmeras e oito sensores que o mantém sempre na rota correta. O carro refez um histórico percurso percorrido por Bertha Benz em 1888, entre as cidades de Manheim e Pforzheim, e rodou 100 quilômetros enfrentando semáforos, ultrapassagens, cruzamentos, pedestres, bicicletas, rotatórias e tudo que pode ocorrer numa viagem assim.

O mais incrível: esse carro chega ao Brasil em novembro. Para que ele seja autorizado a rodar sem o comando do motorista, entretanto, é preciso adaptações nas leis da Alemanha e do Brasil. Publicarei uma reportagem completa na Motor Show de outubro.

carro.jpg