Economia
Contra o naufrágio

Antonio.jpg

Há conversas para se montar um “sindicato” de bancos e socorrer o Porto de Açu, empreendimento do Grupo EBX que aderna no município fluminense de São João da Barra. Banco do Brasil, Bradesco, Pactual e BNDES, grandes credores do complexo logístico-empresarial, seriam instituições líderes para tentar atrair investidores com capital fresco. A Odebrecht pode também entrar no negócio, como operadora ou sócia.

STF
Toga da paz

“A divergência não é um problema na vida e sim a desconfiança” diz Luís Roberto Barroso, chamado de “novato” pelo ministro Marco Aurélio Mello, na sessão do STF desta quinta-feira 12, em meio a julgamento sobre a validade dos embargos infringentes no caso do mensalão. Para desanuviar o clima, Barroso voltará no plenário com sorriso no rosto e uma certeza: “Onde um não queira o mal do outro, levar vantagem sobre o outro, para tudo há uma solução”.

MPF
Na linha de frente

BOE-03-IE-2287.jpg

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Recebeu voto contrário ao arquivamento, na 3ª Câmara do Consumidor do Ministério Público Federal, o inquérito instaurado para investigar se a Ejesa/Ongoing possui capital estrangeiro acima dos 30% fixados pela Constituição. Falta um voto, em Brasília, para decidir o destino do caso. O ex-procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza é o advogado do grupo, que edita os jornais “Brasil Econômico” e “O Dia”.

Justiça
Rei da chacina

Pisco-Del-Gais.jpg

O Brasil terá voz no primeiro julgamento do Tribunal Penal Internacional, cujo réu é autoridade no exercício do cargo. A paulista Sylvia Stein é uma das juízas que decidirão se o vice-presidente do Quênia, William Ruto, é ou não culpado da morte de 1,2 mil pessoas, após eleições nacionais em 2007. A primeira testemunha será ouvida na terça-feira 17, em Haia, na presença de Ruto.

Copa 2014
Sem limite

Está dando o que falar a licitação federal para contratar um substituto ao Consórcio Copa 2014, no gerenciamento das obras para o Mundial da Fifa. É que, ao contrário do edital de 2009, agora não há exclusividade na prestação dos serviços. Quem o Ministério do Esporte declarar vencedor pode, em paralelo, dar consultoria às construtoras e aos governos das cidades-sede. Para muitos, é deixar a raposa tomando conta do galinheiro.

Economia
Juros na berlinda
A estimativa da taxa Selic ao ano, em dezembro, do Itaú, é de 9,75%, não 10% – “0,25% faz toda a diferença” diz Ilan Goldfajn, economista-chefe do banco. Corrige nota da última edição. Um dos secretários estaduais de Planejamento que o ouviu em Salvador, dia 5, nos debates entendeu que a taxa estaria na casa dos dois dígitos.  Economia não é algo de fácil compreensão mesmo. A última ata do Copom, em português singular, diz que “criam-se condições para que o balanço do setor público se desloque para a zona de neutralidade”. Não é melhor e mais simples “acreditamos que o governo vai controlar seus gastos e isso terá efeito nas taxas de juros?” O BC enfrenta resistência política para elevar a Selic.

 

Política
Sem agito

ABr.jpg

Dirigentes dos maiores institutos de pesquisas do País são unânimes: o quadro político não sofrerá grandes alterações até dezembro. Os pré-candidatos estão neste momento sem bandeira. Dilma Rousseff é talvez a única que pode crescer um pouco nas sondagens, mas com remota possibilidade de bater a marca de 45% de preferência do eleitorado, índice considerado básico para qualquer candidato entrar com chance na raia da corrida eleitoral.

Rio-2016
Luta aberta

BOE-05-IE-2287.jpg


A Casa Civil está assumindo cargos estratégicos na Autoridade Pública Olímpica. Antônio Glauter Rocha ocupará a diretoria de Infraestrutura. A chefia do escritório em Brasília também ficará com uma pessoa da confiança da ministra Gleisi Hoffmann. Aldo Rebelo não se faz de rogado. Quer pelo menos nove funções gratificadas na autarquia, sediada no Rio de Janeiro, para reforçar o salário de seus funcionários de Brasília, que perderam recentemente uma gratificação de assessoramento superior (DAS).

Trabalho
Para ser feliz…

O que as pessoas querem mais no trabalho hoje? Dinheiro, responderam 78% dos entrevistados pelo Ateliê de Pesquisa Organizacional, consultoria especializada em RH, que ouviu 200 profissionais de empresas fixadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, com idade entre 28 e 45 anos e salários médios mensais de R$ 5 mil. Segundo o estudo, as mulheres sentem-se mais felizes que os homens e os cariocas mais alegres que os paulistas, na hora de encarar o batente.

Educação
Teste do teste

O MEC divulga no dia 26 os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O sistema criado em 2004 que usa o aluno para avaliar a qualidade de cursos da educação superior deve outra vez apontar que as instituições públicas de terceiro grau estão bem na fita. Mas o País não vive sem o ensino privado. Cabe ao ministério conciliar o interesse das partes.

Televisão
Ruço que se cuide

Globo.jpg

“Pé Na Cova” tem tudo para continuar sendo um grande sucesso na TV Globo. Logo na estreia, dia 1º de outubro, o público verá Abigail (Lorena Comparato), mulher de Ruço (Miguel Falabella), com um bebê no colo que a está levando à loucura. No entanto, o que a deixa mesmo wfora de si é o surgimento de um mecânico jovem na oficina de Tamanco (Mart’nália). Triângulo amoroso à vista.

Manifestações
História

Quem defende o não uso de máscaras nas manifestações por todo o País está querendo batizar o movimento de “Brasil! Mostra a Tua Cara!”. Já ouvimos essa música antes…

Agricultura
Falta controle

O Ministério da Agricultura precisa sair do imobilismo. Produtos veterinários sem registro na Pasta estão sendo livremente comercializados na internet. De vermífugo a droga antiparasita tem de tudo, nos mais variados preços. O uso indiscriminado poderá afetar as exportações brasileiras de carne bovina, por exemplo, visto que há drogas à venda proibidas em diversos países.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias