TELEFONIA
Jogo bruto
A Oi formalizou proposta para comprar a Italia Telecom. Contratado para conduzir a negociação, o JP Morgan apresentou a oferta em Roma. A operadora brasileira, de Carlos Jereissati e Sergio Andrade, quer a multinacional de porteira fechada, com suas controladas TIM Brasil, TIM Argentina e Hansenet, da Alemanha. “Chance zero”, disse um alto executivo do grupo italiano.

RODOVIA
Curvas fechadas
Entrou em vigor na terça-feira 15 o oitavo pedágio entre o Rio e São Paulo. A curiosidade: a praça de cobrança não foi instalada na Via Dutra, mas na vizinha BR 465. Essa rodovia não faz parte do contrato da concessionária Nova Dutra, o que transforma o pedágio num milagre geográfico que só mesmo os gentis diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres poderão explicar.

CPI
Sem marola
img_1.jpg
Fernando Henrique Cardoso está olhando ressabiado para a tal CPI do MST. Parlamentares tucanos já o ouviram recomendar cautela. A prudência se justifica. Foi seu governo, afi nal, que deu início à política de repasses para ONGs ligadas aos sem-terra, agora alvo da bancada ruralista. O ex-presidente não quer confusão para o seu lado.

SEGUROS
Causa e efeito
A compra de seguradoras estrangeiras por grupos brasileiros continuará em 2010. Contribui para os entendimentos o desejo de partir das multinacionais, depois que a crise mundial – marolinha por aqui – acertou em cheio a saúde fi nanceira das matrizes.

NAVEGAÇÃO
Enfim…
img_2.jpg
Com transatlânticos cada vez mais atracando em portos brasileiros, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários baixou normas para os terminais de embarque e desembarque de passageiros, públicos e privados. Banheiros, telefones públicos, rampa para cadeirante e número mínimo de poltronas para o público são agora exigências obrigatórias.
Quem desobedecer será multado.

JUDICIÁRIO
Pelo social
Depois de contratar surdosmudos para digitalizar processos – com produtividade 30% maior em relação a quem não tem deficiência, o Superior Tribunal de Justiça ampliará a oferta de trabalho para portadores de necessidades especiais. A partir de 2010 terá na portaria pessoas com síndrome de Down.

EDUCAÇÃO
Par ou ímpar
Na semana passada, o Conselho Nacional de Educação considerou insufi cientes as explicações do MEC sobre as 44 faculdades do chamado Sistema S. Quer mais informações, antes de enquadrar as instituições do Senac, Sesi e Senai como públicas (portanto, sem poder cobrar mensalidades dos alunos) ou privadas – competindo de igual para igual com as universidades particulares.

TRABALHO 
É devagar
Mais que dobrou no Conselho Nacional de Migração o tempo para emissão de autorizações para estrangeiros trabalharem no Brasil. A espera era de 20 dias, em média. O Ministério do Trabalho diz que falta pessoal no Protocolo, por onde os processos têm que passar. As empresas que precisam do aval para trazer mão de obra contratada lá fora chiam com a incapacidade oficial para resolver o problema.

ENERGIA
Subiu no telhado
img_3.jpg
A Aneel deve negar o pedido de prorrogação, por 90 dias, do prazo para pagamento das garantias fi nanceiras do grupo MC2, maior vencedor do leilão de energia feito pela agência, em setembro. Deveriam ter sido depositados R$ 200 milhões em 28 de novembro, mas o cheque não apareceu. Se as seis termelétricas licitadas ficarem no papel, serão 611 MW a menos no sistema, a partir de 2011.

HISTÓRIA
Um e outro
Natal especial terá Eduarda Leite Crispim. A neta de José Maria Crispim (deputado da Constituinte de 1946) acaba de receber certidão de nascimento com o nome de seu pai, Eduardo Leite (Bacuri) – junto ao da mãe. A Justiça paulista deu o registro pedido pela Comissão de Anistia. Em 1970, policiais chamaram ao DOICodi Denise Crispim (grávida de seis meses de Eduarda), para mostrar o marido sob tortura. Em seguida, o assassinaram.

ARTE
Ao martelo
img_5.jpg
Um pequeno tesouro trocou de mãos no Rio de Janeiro. A coleção de arte que decorava o antigo Rio Palace, hoje Sofi tel, na avenida Atlântica, deixou o hotel por ordem judicial. O acervo – quadros como um Burle Marx de 1941 e peças sacras do século XVIII – foi passado nos cobres para pagamento de dívidas patronais do empresário José Carlos Ourivio, que construiu o cinco-estrelas. Todo o lote saiu por modestíssimos R$ 475 mil para um feliz antiquário carioca.

SAÚDE
Fogo alto
Apresentado num congresso interno, o estudo que propõe transformar a Fiocruz em empresa pública é alvo de críticas. Renomados especialistas estão contra a “Fiobras” por considerarem que o projeto liquidará as atividades de docentes e de pesquisadores, reduzindo a centenária fundação a mera produtora de vacinas e remédios. Nesse angu tem caroço.

GASTRONOMIA
Rumo ao Rio
img_4.jpg
Nosso chef de maior prestígio internacional – seu D.O.M. é o 24º dentre os 50 melhores restaurantes do mundo, segundo a “Restaurant Magazine” –, o paulistano Alex Atala, está à procura de parceiro. Quer expandir seus domínios ao Rio de Janeiro, abrindo a primeira filial do Dalva e Dito, de cozinha brasileira, sucesso em São Paulo. A Marina da Glória, de Eike Batista, e o Forte Copacabana são os endereços mais cotados.

AVIÃO
Para baixo
Se na aviação civil o número de acidentes este ano – cerca de 100 – parece que ficará próximo ao de 2008, na área militar haverá redução. Faltando menos de uma semana para o fim de 2009, os livros contabilizam apenas duas quedas de aeronaves (da FAB), contra seis em todo o ano passado.

ESPORTE
"Espiões"
O ministro Orlando Silva, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito carioca, Eduardo Paes, viajarão juntos logo depois do Carnaval. Entre 12 e 28 de fevereiro de 2010 vão a Vancouver assistir aos 21º Jogos Olímpicos de Inverno. De tanto olharem, acabarão aprendendo como se organizam eventos de porte.