A Telefônica da Espanha desembarcou na Internet brasileira. Através de seu braço internauta, a Telefônica Interativa, arrematou por um valor não revelado – mas na casa das centenas de milhões de dólares – o controle do ZAZ, o segundo maior provedor do País, com 190 mil assinantes em 95 cidades e lar da edição eletrônica da ISTOÉ (www.istoe.com.br). O novo dono do ZAZ está presente no Chile, Colômbia, Peru, Uruguai e Venezuela, países onde a operadora espanhola atua. O negócio reforça o formidável apetite dos espanhóis, que em 1998 desembolsaram US$ 5,7 bilhões pela Telesp, além de outros US$ 2 bilhões na expansão do sistema. A Telefônica não mede esforços para se tornar a líder nas telecomunicações da América Latina, garantindo posições para aproveitar a explosão do comércio eletrônico. O ano de 1999 deve encerrar com 3,8 milhões de internautas brasileiros, número que saltará para 7,5 milhões em 2003, segundo a consultoria IDC. "A Internet brasileira virou jogo de gente grande", declara Silvia de Jesus, diretora do ZAZ. Alavancada pelas pesetas de Madri, ela encara uma meta ambiciosíssima: chegar ao meio milhão de assinantes no início de 2000. Se atingir a meta, o ZAZ empatará com o Universo Online, parceria entre os grupos Abril e Folha e o maior dos 450 provedores nacionais, com 350 mil usuários. "Somos líderes na América Latina, maior site de língua não-inglesa do mundo e vamos manter a liderança!", dispara Caio Túlio Costa, do UOL.