ESPAÇO
MPL, ligue para casa!
Acreditou-se que ele estava destruído. Desde que chegou a Marte, no dia 3 de dezembro passado, não se tinha notícia do Mars Polar Lander, o robô da Nasa enviado ao planeta vermelho para pesquisas. Acreditou-se que a nave que o levou até lá tenha se espatifado ao tentar descer na região polar marciana. Mas, inesperadamente, há duas semanas, começou a chegar às antenas de alguns radiotelescópios americanos um sinal de blip vindo de Marte com uma intensidade semelhante a de um telefone celular. Opa! Só pode ser nosso robô, concluíram os cientistas da Nasa encarregados do projeto. Desde então, tenta-se restabelecer contato com o artefato, sem sucesso. Mas a expectativa é tão grande entre os cientistas que seus colegas europeus decidiram que a partir desta semana irão ajudar no esforço. Espera-se que, mesmo que não tenha condições de fazer a pesquisa, o robô possa informar o que aconteceu de fato.

INFORMÁTICA
O novo Windows
A direção da Microsoft nos EUA anunciou, na última terça-feira 1º, que a nova versão do sistema operacional Windows para usuário doméstico irá se chamar Millennium Edi-tion (Edição Milênio), apelidado entre os especialistas da área como Windows Me. A versão irá substituir o Windows 98, que hoje roda na maioria dos PCs. O anúncio foi feito para esclarecer o equívoco de que o Windows 2000, já lançado nos EUA, é o sucessor do 98. Na verdade, o 2000 é a nova versão do Windows NT, vendido para redes corporativas. A edição Me deverá estar à venda no mercado americano no segundo semestre do ano. Por aqui, ainda não se sabe.

TECNOLOGIA
Um giga
Mês que vem a Intel, fabricante de microprocessadores (o verdadeiro coração dos PCs), irá apresentar à imprensa o que já se acreditou ser impossível: um chip com velocidade de 1 GigaHertz (1 bilhão de Hertz). Os mais rápidos até hoje não passam de 700 MHz. Achava-se que tal chip não existiria tão cedo porque os primeiros protótipos testados no ano passado geraram tanto calor que não funcionaram sem a temperatura fria de um poderoso ar-condicionado. A tecnologia empregada ainda é segredo, mas o nome do chip dá uma idéia do que vem por aí: Coppermine (mina de cobre).