O segredo da acupuntura
Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos (EUA) revelaram que a acupuntura age sobre o sistema de liberação da endorfina. A substância é conhecida por proporcionar sensação de bem-estar e amenizar a dor, além de relaxar os músculos, colaborando para o controle da pressão arterial. "Ao compreendermos como age a acupuntura, podemos pensar em como a técnica pode ajudar pacientes com problemas de pressão ou no coração", afirma John Longhrust, coordenador do estudo.

 

Sexo truncado
Segundo estudos realizados pela Universidade de Chicago, 43% das mulheres e 31% dos homens sofrem de algum tipo de disfunção sexual, como perda de libido e incapacidade de atingir o orgasmo. As pesquisas mostraram que, embora o problema seja mais frequente em homens de mais idade, é mais comum em mulheres mais novas, na casa dos 20 anos. Os médicos envolvidos no estudo acreditam que isso ocorre por dois motivos: essas mulheres têm parceiros fixos e tendem a ficar longos períodos sem atividade sexual ou são casadas e têm tarefas exaustivas como cuidar da casa, dos filhos e do trabalho.

 

Hormônio na pele
Chegou ao Brasil outra opção para mulheres que fazem reposição hormonal para atenuar os efeitos da menopausa. O laboratório Organon lançou um implante subcutâneo de estradiol, que permite a liberação contínua do hormônio estrógeno. Injetado no abdômen ou na bacia, ele dura cerca de seis meses. "O implante melhora a adesão ao tratamento porque a paciente não precisa se lembrar de tomar uma pílula ou colocar um adesivo", afirma Salim Wehba, presidente da Sociedade Brasileira de Ginecologia Endócrina.

 

Perigos do ultra-som
O ultra-som usado para acompanhar o crescimento dos fetos pode atrapalhar seu crescimento. O alerta foi feito por cientistas irlandeses. Eles verificaram que em fetos de animais submetidos a sessões de ultra-som as taxas de divisões celulares eram menores do que as normais, além dos níveis de morte celular terem dobrado. Os cientistas avisam, no entanto, que ainda não se sabe se o mesmo fenômeno acontece em humanos.

 

Vida em dobro
Cientistas da Universidade da Califórnia dobraram o tempo de vida do verme Caenorhabditis elegans por meio do bloqueio da ação do gene daf-2, responsável pelo seu envelhecimento. Sabe-se que existe um gene humano com função envelhecedora semelhante à do daf-2, o que leva a sonhar que o mesmo possa ser feito com o homem.

 

Soja colesterol
Substituir a carne por carne de soja, frutas frescas e legumes pode baixar significativamente os níveis do mau colesterol no sangue. Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, estudaram cerca de 30 homens e mulheres com colesterol alto. Metade dos voluntários trocou a carne das refeições por carne de soja e acompanhamentos saudáveis enquanto a outra metade foi submetida a uma dieta de baixa gordura, mas sem restrições à carne. Os membros do grupo da soja ganharam: eles tiveram uma redução no nível de colesterol em torno de 6%.

 

O peso da auto-estima
Pessoas com baixa auto-estima têm mais dificuldade para perder peso, segundo estudo da Universidade de Stanford (EUA). A pesquisa acompanhou 177 pessoas e aqueles que apresentavam uma boa auto-estima foram muito mais felizes na luta contra a balança do que os outros.

 

Por Cilene Pereira e Marina Caruso