STJ
Togas opostas

BOE-01-IE-2285.jpg

Não é só no Supremo Tribunal Federal que ministros andam se estranhando. No STJ também. O clima por lá está pesado entre o presidente da Corte, Felix Fischer, e seu antecessor, o ministro Ari Pargendler. Na quarta-feira 28, o ex-presidente recusou-se a aparecer ao lado de seu sucessor na foto oficial da nova composição da Corte, após a posse dos ministros Moura Ribeiro, Regina Costa e Rogerio Schietti. Aliás, o STJ está completo, algo que não se via há anos. Mas falta harmonia.

Justiça
Sr. Consumidor

O Tribunal de Justiça do RJ será o primeiro do Brasil a ter Câmaras Cíveis especializadas em direito do consumidor. Cinco abrirão na segunda-feira 2. Estima-se que julgarão cerca de 5.500 ações por mês. Criadas sem gerar despesa (serão comandadas por desembargadores antes itinerantes), as unidades terão secretaria única. Hoje, na Justiça, há mais ações de consumidores do que processos criminais ou contra a administração pública.

Ministério Público
Pauta ampla

A falta de acesso de brasileiros e estrangeiros a medicamentos de alto custo será um dos temas do encontro que a 1ª Câmara Constitucional do Ministério Público Federal realizará de domingo (1) a terça-feira (3), em Vitória. Os subprocuradores da República também dedicarão um tempo especial para tratar da fiscalização do TCU na execução de programas federais de saúde pública.

Medicina
Vaivém da vida

BOE-03-IE-2285.jpg

Presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, José Medina festeja a marca de 13,3 doadores por milhão de habitantes (pmp) no primeiro semestre deste ano. Brasília, Ceará, Paraná, São Paulo e Santa Catarina chegaram a 20 doadores pmp, meta fixada para o País em 2017. Brasileiros andam morrendo cedo: 8% dos doadores tinham menos de 18 anos. Com 40%, São Paulo liderou em cirurgias, mas um dado é preocupante: os transplantes renais com doador vivo caíram 27% nos últimos dez anos.

Turismo
Música na festa

BOE-02-IE-2285.jpg

Sempre de olho no mercado brasileiro, o grupo chileno Enjoy gastará, até dezembro, US$ 20 milhões no Conrad Casino & Resort, em Punta del Este. O investimento em novos espaços de jogos, bares, restaurantes e na construção da boate Ovo veio depois do aumento de capital do hotel uruguaio e da compra de ações que eram da rede Caesars. Um show do ex-beatle Ringo Star, dia 2 de novembro, marcará as melhorias e os 16 anos do Conrad.

Agricultura
Tempos difíceis

Na Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura pelo menos cinco especialistas pediram exoneração nos últimos dias. Todos inconformados com nomeações políticas, como a troca do secretário Ênio Pereira por Rodrigo Figueiredo, imposição do PMDB. Segundo técnicos agropecuários, o setor também se fragilizou com um forte corte de verbas de agosto, que engessará as ações de fiscalização de insumos (remédios, defensivos, fertilizantes, etc.) e produtos de origem animal e vegetal.

Congresso
Fim da linha

O Rio de Janeiro será palco da última audiência pública da comissão de 16 juristas que fará o anteprojeto da nova Lei de Execução Penal. O relatório final será entregue ao Senado dia 20 de setembro. Embora propostas sejam bem-vindas, há consenso sobre o fim do exame criminológico criado para avaliar pedidos de progressão de pena para o regime semiaberto. Na prática, a exigência não é cumprida à risca e atrasa a liberação do detento.

Solidariedade
Todos por um

BOE-04-IE-2285.jpg

Guiados pelo famoso Marcos Feliciano, 15 deputados da bancada evangélica pediram audiência ao secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Beltrame. Querem informações sobre o inquérito que investiga Marcos Pereira, líder da Assembleia de Deus dos Últimos Dias. Ele está preso há quatro meses acusado de envolvimento em vários crimes, como homicídio. A nobre delegação chefiada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara não mostrou interesse em ouvir vítimas do detento.

Arte
O retorno

A família Chagas Freitas recuperou no dia 21 de agosto o quadro “Mulher na Areia”, de Tarsila do Amaral, avaliado em cerca de R$ 5 milhões. A obra foi colocada à venda por membro da família. Os irmãos Cláudio e Márcia Chagas Freitas a localizaram no escritório de arte de Paulo Kuczynski, em São Paulo. Ele devolveu à dona Zoé, que detém a guarda dos quadros, após saber que a pintura saiu sem aval dos cinco herdeiros da partilha no inventário do ex-governador fluminense, reaberto em 2008.

BOE-05-IE-2285.jpg

Arte 1
Quem?

Outro quadro da família, “Duas Cabeças”, de Ismael Nery, foi vendido por Paulo Kuczynski, depois de recebido da mesma pessoa. O marchand prometeu nos próximos dias informar aos herdeiros quem adquiriu a pintura. Um Di Cavalcanti (“Carnaval na Bahia)”, desaparecido de igual forma, também está sendo procurado – já se sabe que foi negociado no Rio de Janeiro. O clã quer resolver tudo de forma amigável.

Loteria
Sena frequente

Mapa do tesouro todo mundo sabe que só existe em histórias infantis. Contudo, em se tratando de sorte, tudo é possível. Então, uma informação importante para quem sonha em ficar rico da noite para o dia: desde a criação da Mega Sena, a loteria federal preferida dos apostadores, o número mais extraído foi o… 5. Saiu 181 vezes, ou seja, apareceu em 2% dos sorteios. Na sequência vieram 4 (175), 54 (171), 33 (170), 51 (169) e 53 (167).

Política
Tucanos bicudos

Esquentou o clima no PSDB de São Paulo. O mesmo grupo que faz pressão no Diretório Municipal pela expulsão de Walter Feldman agora quer colocar para fora da legenda também Ricardo Tripoli. O motivo é igual: envolvimento com a criação da Rede de Sustentabilidade de Marina Silva. Como ambos são deputados federais, só a Executiva Nacional pode decidir a questão. E dificilmente vai chutar a dupla.

Automobilismo
Alta velocidade

Quem for a Interlagos no ano que vem assistir à Fórmula 1 terá um aperitivo especial. Os organizadores do evento farão no circuito paulista uma prova da GP2, criada em 2005, para preparar pilotos e revelar talentos para a categoria maior do automobilismo mundial.

Europa
Segundo tempo

Executivos brasileiros que estiveram na Grécia nas últimas semanas têm dito que aquele país vai dar a volta por cima na crise econômica que o levou aos braços do FMI. A saída estaria em reservas abundantes de petróleo que os gregos não imaginavam possuir.

Rio
Guerra naval

BOE-06-IE-2285.jpg

Eike Batista sofreu mais um revés. Empenhado em despejar os barcos abrigados na Marina da Glória – entre eles o Lady Laura, de Roberto Carlos –, o empresário deu com os burros n’água. Não só perdeu a disputa como poderá ser obrigado a encontrar outro endereço para seu iate Pink Fleet. Os agora vitoriosos inquilinos iniciaram ação questionando a permanência da embarcação no local.