CIÊNCIA
Astrônomos indomáveis

O amor à ciência e um desejo incontrolável de descobrir segredos do universo estão levando alguns astrônomos americanos a arriscar suas próprias vidas no exercício da profissão. Eles já são conhecidos como os Top gun astronomers (referência ao filme Top gun, ases indomáveis, que focaliza a coragem dos pilotos de provas dos EUA). É que para chegar o mais perto do céu sem ter de entrar em órbita, esses cientistas estão voando nos mais sofisticados caças militares, adaptados pela Nasa para a pesquisa astronômica. Como o -F-18 Hornet (à dir.), que os leva a grandes altitudes acima das nuvens, onde a visibilidade do espaço é várias vezes melhor do que a dos observatórios em terra. O cientista-chefe do novo projeto, Alan Stern (à esq.), assim como seus colegas, precisou fazer um curso de piloto e navegador de caças supersônicos. Mas os resultados têm sido compensadores. Além de custar um décimo das missões espaciais, já colheu algumas observações interessantes, como a de um asteróide, com mais nitidez e detalhes até mesmo do que os obtidos pelo telescópio espacial Hubble.
 

ESPAÇO
Melhor do que novo
Até parece que o telescópio espacial Hubble foi ao oftalmologista. Depois que recebeu a visita de manutenção dos astronautas do ônibus espacial, em dezembro, as primeiras imagens colhidas são realmente impressionantes, mesmo para quem não é cientista. Como a da nebulosa Esquimó (foto), resultado da explosão de uma estrela semelhante ao Sol. “Depois de dois meses inativo, foi um tremendo impacto ver o Hubble de volta ao trabalho”, declarou Steven Beckwith, diretor de ciência do instituto que administra o trabalho do telescópio. A nitidez das cores das imagens estão trazendo revelações importantes sobre os astros estudados, como temperatura e densidade.

INFORMÁTICA
Aquamaravilha

O tão esperado (pelos macmaníacos, diga-se de passagem) novo sistema operacional criado pela Apple para suas máquinas Macintosh, o OS X (dez), será lançado nos EUA em maio. Mas já é considerado uma maravilha. Sua interface lembra muito as características da nova linha de computadores iMac G3, de cores translúcidas. Daí, o nome do sistema, Aqua. A primeira coisa que se nota ao olhar para a “cara” do Aqua é a cor prateada com destaques azulados. Muitos dos ícones de comandos e ferramentas têm uma coloração brilhante e tridimensional. Quase tudo parece ter sido feito com vidro polido. O que faz com que as barras e janelas de programas sejam levemente transparentes. Você pode ver o que está por trás. No quesito funcionalidade, o OS X vem com uma ferramenta de busca que acha qualquer coisa que estiver no seu computador, na rede ou na Internet (parecido com a do novo Windows 2000).