ESPAÇO
Robô marciano

Ele mais parece um buggy de praia, mas a tecnologia que está dentro dele é a mais avançada na área da robótica. Esse robô de quatro rodas tem até um nome: Nômade. E está sendo testado na Antártica como preparativo para uma futura missão a Marte ou à Lua. Foi desenvolvido por uma universidade americana (Carnegie) com recursos da Nasa. Neste momento, ele está solto sobre o gelo antártico à procura de meteoritos que possam conter indícios de vida extraterrestre. Para isso, leva consigo uma série de sensores ligados a braços mecânicos e câmeras de alta resolução.
 

ECOLOGIA
Morre uma estrela
Sita, uma tigresa de 18 anos e famosa por ter sido matéria de documentários de tevê e capa da revista National Geographic, pode ter sido morta por caçadores de peles. Sita vivia em um parque nacional na Índia, mas não era vista desde outubro de 1998. Semana passada, policiais indianos encontraram na casa de um desses caçadores uma pele de tigre cujas marcas são muito parecidas com as de Sita. Acredita-se que a familiaridade da tigresa com a presença humana e sua dependência da comida fornecida por qualquer um a tenham transformado em um alvo fácil. Há um século, havia cerca de 80 mil tigres no mundo. Hoje, estima-se que não passem de cinco mil. Os caçadores indianos matam em média um por dia.

Sobrevivência do mais apto
A ameaça dos morcegos que se alimentam de insetos praticamente "inventou" as espécies de borboletas que voam durante o dia, segundo estudo apresentado no último número da revista Nature. Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, constataram que a anatomia e o comportamento dessas borboletas foram totalmente influenciados pela necessidade de se defenderem de seus predadores quirópteros. Tanto que a maioria das borboletas passou a voar apenas durante o dia, já que os morcegos atacam somente à noite. Nas raras espécies que ainda voam à noite, a força evolutiva criou ouvidos ultra-sensíveis nas asas – para captar o som quase inaudível dos morcegos, cegos, que se orientam por meio de um radar.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias