NOVIDADE
Sem medo do dentista
Ótima notícia para quem tem pavor de dentista. Será lançado nesta semana no Brasil o Carisolv, produto capaz de dissolver a cárie. É só o profissional colocá-lo no local e, depois de um tempo, retirar a parte cariada com instrumentos específicos. Dessa forma, reduz-se a necessidade de anestesia e também o trabalho da broca – o assustador motorzinho -, que só é usada para finalizar o trabalho.

CÂNCER
Remédio multiuso
O Instituto Nacional do Câncer, dos Estados Unidos, acaba de descobrir mais uma droga promissora para prevenir a formação de tumores: o inibidor de cox-2, um novo tipo de medicamento normalmente usado como poderoso antiinflamatório. Por enquanto, porém, os médicos ainda não sabem explicar o mecanismo pelo qual o remédio é eficaz também contra o câncer.

ALERTA
Aviso aos viajantes
Ficar sentado por mais de quatro horas – seja no trem, no avião ou no carro – aumenta o risco de formação de coágulos nas pernas. É o que mostra estudo feito pelo Hospital Pasteur, na França. Para evitar esse problema os especialistas dão uma dica: a cada duas horas levante-se e caminhe (mesmo que seja em volta do carro ou no corredor do avião).

BEM-ESTAR
Falsas velas
Cuidado. De acordo com estudo americano, 90% das velas aromáticas vendidas como terapêuticas não têm essa propriedade porque não possuem óleos essenciais. “E velas sintéticas podem causar dor de cabeça, enjôos e alergia”, alerta Sandra Spiri, presidente da Associação Brasileira de Aromaterapia.

CRIANÇA
Hormônio agressivo
O temperamento infantil também pode ter ligação com o organismo. Pesquisa realizada na Universidade de Chicago (EUA) mostrou que crianças com distúrbios de comportamento, como agressividade, têm menores quantidades de cortisol (hormônio liberado em situações de stress) na saliva. Segundo os especialistas, 11 de cada 12 garotos com taxas muito baixas do hormônio desenvolvem sintomas de agressividade antes dos 10 anos.

SUA DÚVIDA
Acne
Como ter uma pele sem acne?
Cláudio, por e-mail

Se não há propensão genética não precisa fazer nada porque ela não aparecerá. Se tiver tendência, é bom começar tratamento assim que os primeiros cravos e espinhas surgirem. Eles podem ser controlados com sabonetes à base de peróxido de benzoila, enxofre e ácido salicílico. Não esprema as lesões porque a secreção poderá escorrer pela pele sadia e contaminá-la ainda mais. Evite o uso de cremes e bronzeadores oleosos, que favorecem o desenvolvimento de bactérias que pioram a acne. Corticóides e vitaminas do complexo B também estimulam as glândulas sebáceas e facilitam o aparecimento das lesões.
Shirley Borelli, dermatologista de São Paulo

Glaucoma
O que é, como se diagnostica e o que há de novo sobre glaucoma?
Olga Passarelli, por e-mail

É um conjunto de doenças dos olhos que causa a degeneração do nervo óptico e, se não for tratado, pode levar à cegueira. O diagnóstico é feito por meio de um exame oftalmológico completo e, apesar de não se conhecer com exatidão a origem do problema, a pressão intraocular alta, que está ligada à circulação no olho de um líquido chamado humor aquoso, é um dos principais fatores de risco. As novidades nos tratamentos são drogas mais potentes, derivadas da prostaglandina, e procedimentos a laser denominados ciclos destrutivos. Ambos atuam sobre o humor aquoso, diminuindo a pressão no olho.
Paulo Augusto de Arruda Mello, oftalmologista, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)