Agora o brasileiro pode fazer doações para quem precisa sem gastar um tostão. A moda começou nos Estados Unidos e a primeira-dama Ruth Cardoso, presidente do Conselho da Comunidade Solidária, gostou. Com a campanha "Mude o Brasil em um minuto", o Programa Capacitação Solidária, criado em 1996 pelo Conselho, quer incentivar parcerias entre Organizações Não-Governamentais e empresas. O cidadão comum, através do novo site do Programa – que só pode ser acessado pela página do UOL – ou do telefone 0800-990021, contribuirá, sem desembolsar nenhum centavo, com a formação profissional de 50 mil jovens.

Quem pagará pelo gesto solidário serão as 15 grandes empresas que firmaram parceria com o Programa, como Embratel, Banco Safra, Petrobras, Ambev, Gerdau, Embratur e Banco Itaú, entre outras. Cada uma entrou com R$ 2 milhões, totalizando R$ 30 milhões a serem investidos em até dois anos na formação de jovens, entre 15 e 21 anos, de baixa renda e escolaridade, em oito regiões metropolitanas do País. Em contrapartida, as logomarcas aparecerão em campanhas publicitárias nacionais, no próprio site e em gravações feitas pelos presidentes das empresas para o atendimento no 0800. A inspiração para o projeto da nova campanha veio do americano The Hunger Site (www.thehungersite.com), que estimula doações para minimizar o problema da fome no mundo. O Brasil é o segundo país, de uma lista de 170, que mais colabora com a campanha. Na quarta-feira 19, em São Paulo, o novo site do programa foi inaugurado na Internet sem muito alarde. Em menos de uma hora, ainda durante o almoço de lançamento, mais de mil internautas entraram na página. Um bom começo.