E S P A Ç O
O oceano alienígena
A Galileu, sonda exploratória da Nasa, encontrou semana passada evidências incontestáveis de que existe um oceano subterrâneo em Europa, lua de Júpiter, como já se suspeitava. A Galileu conseguiu a comprovação ao fazer um sobrevôo de 350 quilômetros de altura sobre a superfície da lua. Seus instrumentos mediram as forças magnéticas, cuja alteração determina as substâncias que existem no interior do astro. "São dados que nos dizem que há um grande lençol de água líquida abaixo da superfície de Europa", afirmou Margareth Kivelson, uma das cientistas da equipe que monitora o trabalho da Galileu. O oceano parece que tem 100 quilômetros de profundidade. A existência de água amplia enormemente as chances de que exista algum tipo de vida microscópica alienígena na lua de Júpiter.

T E C N O L O G I A
O show do MP3
A música digitalizada e altamente comprimida (conhecida pela sigla MP3), que pode ser ouvida ou "baixada" pela Internet, foi um dos destaques do grande Show de Eletrônicos de Consumo, realizado semana passada na cidade americana de Las Vegas. Pelo visto, a MP3 deixou de ser o recurso alternativo de música pirata ou de artistas que você nunca ouviu falar. As principais marcas de aparelhos de som parecem ter percebido o potencial que esse formato de música abre no mercado e usaram o show para apresentar seus lançamentos. A japonesa Casio aproveitou sua experiência com relógios de pulso para mostrar o menor player de MP3. Ele tem um computador embutido, que reproduz músicas baixadas de um PC ligado à Internet, que podem ser apreciadas por meio de um fone de ouvidos.

I N F O R M Á T I C A
Janela para o milênio
No próximo dia 17 de fevereiro, a Microsoft lança mundialmente a mais recente versão de seu sistema operacional, o Windows 2000. O programa, responsável pelos controles básicos do computador, traz como novidade um sofisticado sistema de busca por assunto. Basta digitar uma palavra para que o programa vasculhe o computador, a rede da empresa e repita a mesma pesquisa na Internet, automaticamente. É um recurso semelhante ao Sherlock, mecanismo de procura que a Apple criou há quase dois anos para seus computadores Macintosh.

Linux na IBM
Enquanto a Microsoft apresenta ao mundo sua nova versão de Windows, a velha IBM anuncia que passa agora a adotar o Linux como sistema operacional de seus PCs. O apelo do Linux tem sido o fato de que seu código é aberto a qualquer um, em contraste com o Windows, cujo código é secreto. "Nós acreditamos que a próxima geração de comércio eletrônico trará consumidores ávidos por sistemas abertos, porque facilitam a inter-operabilidade entre plataformas bem distintas", disse Sam Palmisano, um dos executivos-chefes da IBM. O sistema Linux foi criado há pouco mais de dois anos pelo programador finlandês Linus Torvalds com a intenção de transferir a flexibilidade do antigo sistema de grande porte Unix para o mundo dos computadores pessoais.