M E M Ó R I A

João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, morreu no sábado 29, de cirrose hepática e broncopneumonia. Foram 30 dias de luta no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo. João do Pulo ficou internacionalmente conhecido ao bater o recorde mundial de salto triplo, com a marca de 17,89m, em outubro de 1975, nos Jogos Pan-Americanos do México. Uma década seria necessária para derrubar a marca do atleta de Pindamonhangaba (SP). Além do recorde, ele conquistou duas medalhas de ouro em jogos pan-americanos, mas nunca ganhou ouro nas Olimpíadas. Recebeu duas medalhas de bronze: a primeira nos Jogos de Montreal (Canadá) e a segunda em Moscou (Rússia) depois de uma tentativa frustrada de fazer validar seu salto de 18 metros, que lhe valeria ouro. Em 1981, o atleta sofreu o maior golpe de sua vida: um acidente de carro fez com que ele passasse por 22 cirurgias, tendo no final que amputar a sua perna direita. Entrou então para a política. Em 1986, foi eleito deputado estadual pelo PFL e reeleito em 1990. Depois, foi sendo esquecido. "Um problema para quem gostava de viver rodeado de fãs", disse o bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva. João do Pulo entrou em depressão. Situação financeira ruim: viveu nos últimos anos da aposentadoria do Exército (era sargento reformado) e da de deputado estadual. João perdeu a batalha. O povo brasileiro, um dos seus grandes Joões.

   D A T A S

O descanso do pastor

O pastor presbiteriano Jaime Wright morreu de infarto, aos 71 anos, no sábado 29, em Vitória (ES). O líder religioso curitibano foi co-autor do livro Brasil nunca mais (publicado em 1985) – o mais completo relato sobre os torturados no Brasil da ditadura. Seu irmão Paulo Wright foi torturado e morto pela repressão. "Ele foi um dos mais importantes defensores dos Direitos Humanos no País", disse a ISTOÉ Marco Antonio Rodrigues Barbosa da Comissão de Justiça e Paz.

MORRERAM o jornalista João Vitor Guzzo Strauss. Ele trabalhou nos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, no Jornal da Tarde e nas revistas Istoé, Veja, Afinal e Visão. Em São Paulo, aos 54 anos, de infarto. Na terça-feira 1º.

Constantine Niarchos, filho do bilionário armador grego Stravos Niarchos e sobrinho de Aristóteles Onassis. Ele foi casado com a artista plástica brasileira Sylvia Martins (ex-Richard Gere). Era herdeiro de uma fortuna calculada em US$ 12 bilhões. Niarchos foi internado num spa no Arizona (EUA) para recuperar-se da escalada ao monte Everest. Em Londres, aos 37 anos, de infarto. Na segunda-feira 31.

DECRETADA a falência da rede de lojas de eletrodomésticos G. Aronson. O primeiro pagamento da concordata de R$ 13 milhões não foi pago. Em São Paulo, na terça-feira 1º.

O Brasil perde João