Mais perto de Wall Street
A Linear, administradora de recursos para terceiros dos economistas Ibrahim Eris e Luiz Paulo Rosenberg, lança com a Goldman Sachs, uma das instituições financeiras mais queridinhas de Wall Street, um novo fundo de investimentos voltado a clientes especiais. Mesmo antes do lançamento nesta segunda-feira 7, o fundo já garantiu US$ 12 milhões de aplicadores brasileiros com interesse em investimentos nos mercados europeu e americano. "É a globalização na via de mão dupla", diz Renato Soriano, sócio da Linear.

 

Do rodízio para as exportações
Depois de se reunir com convidados numa churrascaria rodízio em São Paulo na semana passada, o primeiro-ministro da Tailândia, Chuan Leekpai, explicava a interlocutores como aumentar as exportações do seu país ao Brasil sem prejudicar a meta de superávit comercial brasileiro. De acordo com Leekpai, a idéia é vender os exóticos produtos tailandeses diretamente ao Brasil, sem a interferência dos atravessadores americanos e europeus. Vale lembrar que a Tailândia tem um saldo negativo de US$ 200 milhões com o Brasil.

 

Sé quer ficar perto do freguês
Os portugueses do Jerónimo Martins, donos da rede Sé e agora da rede Santo Antônio, de Bauru (SP), continuam apostando nos supermercados de vizinhança, que têm até 2,5 mil metros quadrados, mas vão entrar no campo das grandes lojas. A idéia é fazer "quase" hipermercados, de quatro mil metros quadrados – longe do tamanho de um Extra ou Carrefour, que pode ter dez mil metros quadrados, mas, segundo o grupo, o suficiente para roubar dos líderes os clientes que querem andar um pouco menos. As lojas não terão artigos de vestuário e eletrodomésticos.

 

Cliente honesto não entra em fila
Em sua nova loja a ser aberta em Juiz de Fora em agosto, a rede mineira de supermercados Bretas vai instalar um sistema de informática em que o cliente recebe um minicomputador para registrar o valor das compras por meio de um leitor ótico. O cliente circula pelos corredores, escolhe o produto, faz a leitura no minicomputador e coloca a mercadoria no carrinho. Ao fim das compras, entrega a conta no caixa, sendo que alguns fregueses são sorteados para checar se ninguém registrou produtos a menos na maquininha. Conhecido como Personal Shopping System, o sistema trazido pela Seal já funciona em 400 lojas nos Estados Unidos e na Europa.

   B Ô N U S
TROPICÁLIA A indústria de bebidas está inovando nos isotônicos. Nesta quinta-feira 10, a Brahma lança o Marathon com sabores de água de coco e abacaxi. Em 1998, a fabricante vendeu R$ 13 milhões.

 

ARMARINHO O D&D Shopping chamou Paulo Borges (criador do Morumbi Fashion) para produzir o D&D Design Preview, evento que vai expor as novidades em mobiliário. Investimento: R$ 800 mil.