Ele é um indiano que venceu como médico no competitivo mercado americano, largou tudo em busca de uma volta às origens e enriqueceu escrevendo livros que propõem um caminho para uma vida melhor. Em resumo, para ele qualquer indivíduo pode ter saúde e felicidade se despertar a própria consciência de que possui poder para administrar melhor sua mente e corpo, especialmente com a ajuda de algumas ferramentas, como meditação e a medicina ayurveda, antiga ciência indiana, cujos produtos ele próprio comercializa. Deepak Chopra é um fenômeno em todos os cantos do mundo. Fatura cerca de US$ 15 milhões anuais, vende livros em 30 idiomas e tem uma legião de seguidores que inclui Madonna, Michael Jackson e Demi Moore, entre outras estrelas. Não por acaso, ele passou por São Paulo nos dias 1º e 2 de junho e reuniu duas mil pessoas, que ouviram atentamente seus ensinamentos sobre liderança. As palestras foram organizadas pelo Ciyma, um centro que representa os interesses de Chopra no Brasil. Por aqui, aliás, seus livros já são best sellers. As sete leis espirituais do sucesso chegou à 18ª edição e ficou 63 semanas entre os mais vendidos. Agora, uma palestra com o mesmo nome será lançada em vídeo pela Editora Três. Nesta entrevista, ele explica como sua filosofia pode ser aplicada tanto para a cura de doenças como para a cura de empresas.

ISTOÉ Qual é a base de sua teoria?
Deepak Chopra Tudo gira em torno de como a consciência funciona. Consciência é o princípio básico, enquanto mente e realidade física vêm em segundo plano, como consequência de uma realidade mais profunda.

ISTOÉ – Mas como isso funciona e pode vir a curar doenças através do poder da mente?
Chopra Não é a mente, mas a consciência, que é mais básica. Mente são os pensamentos e consciência é a capacidade de estar consciente. Claro que a mente é um componente da consciência, mas há muitos outros: intuição, criatividade, compreensão, conhecimento, imaginação, inspiração, discernimento, intenção, sabedoria. Quando se fala em mente e pensamentos, isto é um tanto superficial. Eu conheço os equívocos que as pessoas têm sobre meu trabalho. Dizem: "Tem a ver com pensamento positivo." Não. Pensamento positivo pode ser perigoso, estressante, artificial, ou uma dissimulação, se você não se sente positivo e tenta parecer.

ISTOÉ E como isto pode resultar em cura?
Chopra Quando há uma mudança em sua consciência, há uma mudança em sua fisiologia. Por exemplo, quando alguém está dormindo, sua fisiologia é distinta da de quando está sonhando ou acordado. Há mudanças nas funções do cérebro e do corpo. Quando você tem uma certa intenção ou desejo, espontaneamente acontece uma atividade eletromagnética e química no cérebro que é percebida em todas as partes do corpo. Os músculos estão ouvindo o que acontece dentro de você, eles têm uma consciência, tomam decisões, possuem memória. Ao mesmo tempo, seu corpo funciona como uma farmácia. Produz substâncias químicas que são drogas melhores do que as disponíveis hoje, feitas na medida e no tempo certos para o órgão certo, sem efeitos colaterais. E todas as instruções estão numa área, que é a consciência.

ISTOÉ – Especialmente para as pessoas religiosas, atingir a cura por este caminho é um milagre.
Chopra Não tem nada a ver com milagre. Milagre é apenas algo que a gente não tem uma explicação, quando se tem uma explicação nós chamamos de ciência. Os milagres de ontem são a ciência de hoje e os milagres de hoje serão a ciência de amanhã.

ISTOÉ Como seus ensinamentos se aplicam ao mundo dos negócios?
Chopra Eu tenho realizado cursos sobre liderança. Sobre como criar uma visão, inspirar outras pessoas a se unir nesta missão, como fortalecer pessoas, torná-las mais conscientes, como ter metas bem direcionadas, aumentar a criatividade e usar um pouco de intuição nos negócios. O sucesso depende da lealdade de três componentes: empregados, consumidores e investidores. Se todos eles são leais a você, há algo bom em andamento. De todos estes três componentes, a lealdade dos empregados é a mais importante, a partir dela você automaticamente garantirá a lealdade de seus clientes e dos investidores. E não basta bons salários. É preciso realmente cuidar deles em vários níveis. Muitas empresas grandes estão fazendo isso, como a Coca-Cola, que está muito consciente das necessidades emocionais e espirituais de seus empregados.

ISTOÉ Há uma relação entre sucesso e felicidade?
Chopra Não há uma conexão direta, embora é verdade que aqueles que têm dinheiro são mais felizes do que os que não têm. Porque se você é pobre a única coisa em que pensa é em dinheiro.

ISTOÉ Não é possível imaginar que pessoas na pobreza estejam em harmonia.
Chopra Não estão. A pobreza é uma grande doença de nossa civilização e precisa ser atacada de uma maneira criativa. A maneira tradicional tem sido colocar os pobres dentro de um sistema assistencialista e estimular a dependência deles do Estado. Isto é algo em que eu estou muito interessado, despertar a consciência de prosperidade. De onde vem o dinheiro? Eu tenho um amigo que trabalha com Internet e em um dia ele fez US$ 1,4 bilhão. De onde isso vem? O que é o dinheiro? Dinheiro é nada sem a consciência do quanto a gente vale. O fato é que precisamos encontrar soluções criativas para acabar com a pobreza. Há riqueza suficiente no mundo para suprir as necessidades de todos.

ISTOÉ Por que o sr. não gosta de ser chamado de guru?
Chopra – Eu vou desistir, me chame da maneira que quiser (risos). Muita gente tem esta idéia, é uma palavra muito limitada. Mas usam por causa da Índia. Eu não penso em mim como indiano, mas sim como ser global.

ISTOÉ A globalização o ajuda a ser mais popular?
Chopra Certamente, a informática, a Internet e Larry King deram uma grande contribuição para a minha carreira.

ISTOÉ O sr. é apresentado como filósofo, pensador, escritor, guru, reparador de corpo, mente e espírito. Como o sr. se define?
Chopra Um cigano, um vagabundo espiritual.