Tecnologia & Meio ambiente

Século 21

Século 21

E S P A Ç O
O céu que nos assusta
O governo britânico criou uma comissão para identificar e monitorar os asteróides que possam significar risco à humanidade. Sabe-se que há milhares de astros errantes no sistema solar. Qualquer um deles pode, em tese, mudar de rota para um dia se chocar conosco. Se for grande o bastante, pode causar uma extinção em massa como a que dizimou os dinossauros há 65 milhões de anos. Para evitar essa hipótese, os estudiosos devem determinar a melhor forma de evitar uma colisão. Já se sabe que explodir um asteróide com bombas nucleares, como defendido por Hollywood nos filmes Armaggedon e Impacto profundo, ambos de 1998, é bobagem. O astro seria dividido em bilhões de fragmentos, apenas aumentando a área devastada. A solução mais indicada, acreditam os especialistas, seria alterar sua rota afastando-o da Terra. Resta descobrir como fazer isso.

 T R A N S P O R T E S
Gigante dos ares
O Jumbo 747 está prestes a perder o posto de maior avião de passageiros, posição que ocupa há 30 anos. Tudo porque o consórcio europeu Airbus resolveu apostar US$ 10 bilhões na produção de um novo jato, o A3XX, que terá capacidade para até 656 passageiros, contra os 416 do 747-400. O avião terá dois andares e uma academia exclusiva de ginástica. Sua autonomia será de até 16.200 quilômetros, suficiente para realizar um vôo sem escalas entre São Paulo e San Francisco, o que hoje um 747 é incapaz de completar. É uma tacada ousada da Airbus. Seus executivos sabem muito bem que, caso a aeronave não se converta num sucesso comercial, será o fim da empresa. O primeiro modelo decola em 2005.

T E C N O L O G I A
Auto-satélite
A Blaupunkt lançou nos EUA por US$ 1.799 um aparelho 3 em 1 chamado TravelPilot. É auto-rádio AM/FM estéreo, CD player e sistema de navegação via satélite. Se estiver nos EUA, tecle a cidade ou rua onde está e para onde quer ir, que o TravelPilot informa o caminho a seguir e usa sinais sonoros para alertar sobre cruzamentos à frente, tudo graças à sua comunicação com os satélites de GPS, o sistema de posicionamento global. O produto acompanha um CD-ROM com informações sobre pontos turísticos, restaurantes, postos de gasolina, motéis, hospitais, etc.