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A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou nesta sexta-feira números recordes de vendas para automóveis e comerciais leves. No acumulado entre janeiro e julho deste ano, foram comercializados 2.031.716 unidades – número que supera os 1,98 milhão alcançados em 2012. O número também é recorde apenas para automóveis: 1.571.907 unidades.

No entanto, se juntarmos caminhões, ônibus e motos, o total chega a 3.023.699, mas é inferior aos registrados em 2012 e 2011, sendo apenas o terceiro melhor resultado nos primeiros sete meses do ano. A queda foi provocada principalmente pelo declínio de 10,6% nas vendas de motocicletas, com base na mesma comparação. No ano passado, foram emplacadas 987 mil motos entre janeiro e julho, ante 882 mil neste ano.

"Neste ano, o cenário ainda tem uma carga de volatilidade bastante grande. Quando o PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas) fica em torno de (avanço de) 3%, a tendência é que o nosso mercado ande de lado. Sem o mercado de motos, a previsão é de crescimento de 1,53% neste ano", afirmou Flavio Meneghetti, presidente da Fenabrave. E para o ano que vem não há expectativa de melhora. "Vamos nos preparar para um ano de 2014 que será mais difícil provavelmente."

As vendas de veículos novos no Brasil cresceram 7,4% em julho sobre junho, mas na média diária de emplacamentos houve recuo de 6,5%. Os licenciamentos de carros, comerciais leves, ônibus e caminhões novos em julho somaram 342,3 mil unidades ante 318,6 mil em junho. Na comparação com as vendas de 364,2 mil unidades em julho de 2012, recordes para o mês, houve queda de 6%.

Julho contou com três dias úteis a mais de vendas em relação a junho. Com isso, a média diária de emplacamentos, um indicador usado pela indústria para acompanhar o desempenho do setor, caiu de 15.930 para 14.881 unidades. No acumulado dos primeiros sete meses de 2013, as vendas somaram 2,14 milhões de unidades, 2,9% acima do volume licenciado no mesmo período de 2012.

A Fenabrave cortou sua expectativa para o crescimento das vendas de veículos no País em 2013, de 2,95% para 1,53%, num volume de 3,86 milhões de unidades. Incluindo expectativa de vendas de 1,5 milhão de motocicletas, a projeção total para o mercado de veículos brasileiro neste ano é de queda de 1,52%, para 5,357 milhões de unidades.

Marcas

A Fiat apurou vendas de 67.170 automóveis e comerciais leves em julho ante 63.847 em junho, numa participação de 20,7% sobre o total vendido no segmento. A General Motors passou a Volkswagen e registrou 61.630 emplacamentos, ante 55.484 unidades em junho, fatia de 19%. A montadora alemã, enquanto isso, teve licenciamentos de 56.786 unidades, após 58.749 no mês anterior, correspondendo a uma fatia de 17,5%. A Ford teve vendas de 33.062 carros e comerciais leves, fatia de 10,2%.