As sete anos, de cabelos louros cacheados, brincando na praça General Osório, em Ipanema, Rosaly ouvia a mãe chamá-la para as aulas de piano. Obedecia a contragosto. Se dependesse de sua vontade, não desgrudaria os olhos da televisão, à espera de notícias sobre missões espaciais. Seus heróis eram os astronautas Yuri Gagárin e Neil Armstrong. O destino foi generoso com a loirinha de Ipanema. Aos 42 anos, Rosaly Lopes-Gautier integra o seleto quadro de pesquisadores da Nasa, agência espacial americana, e veio ao Rio na semana passada para participar do congresso de geologia.
Formada em astronomia e com doutorado pela Universidade de Londres, ela sempre sonhou em participar de um projeto espacial. Só em 1989 surgiu a oportunidade de fazer um pós-doutorado na Nasa, no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), em Pasadena, Califórnia. “Fui indicada por um colega para participar das pesquisas da Missão Galileu, que estuda Júpiter”, conta a astrônoma. Seu trabalho é dedicado ao estudo dos vulcões de Io, uma das 17 luas do maior planeta do sistema solar.

Em Pasadena, Rosaly dedica a maior parte do tempo ao projeto Galileu, mas acompanha de perto as missões a Marte. Na quinta-feira 10, a Nasa finalmente confirmou que a próxima viagem ao Planeta Vermelho será em 2003. Com gosto especial por samba e rock, Rosaly conseguiu batizar dois vulcões de Io com nomes de deuses tupis: Tupã e Monã. Agora sugeriu Tom Jobim para nomear uma das crateras ou montanhas que venham a ser descobertas em Mercúrio. Por convenção internacional, os acidentes geológicos de Mercúrio devem ter nomes de escritores e compositores. A cratera Alencar é uma homenagem ao escritor José de Alencar. As sugestões de nomes são encaminhadas pela Nasa à União Internacional de Astronomia. “Não sei se minha sugestão vai ser confirmada, mas há chances”, torce a cientista que descobriu mais de 30 vulcões. Rosaly tem outro projeto. Quer recuperar a cidadania brasileira que perdeu ao casar-se com um inglês. “Eu e meu filho Thomas queremos nossa nacionalidade brasileira”, avisa.