O começo da gordura

Cientistas da Universidade de Michigan (EUA) descobriram mais uma peça da engrenagem responsável pela obesidade. Num artigo publicado na revista Science, eles descrevem a ação da proteína
Wnt-10b. De acordo com os pesquisadores, a substância funciona como o botão liga/desliga do processo de produção das células de gordura. Os autores ressaltam que a descoberta poderá ajudar no desenvolvimento de drogas antiobesidade. Afinal, interromper a fabricação dos locais onde o excesso de gordura se deposita já é um bom começo.

……………………………………………………………………………………………………..

Assumir é melhor

Portadores de HIV que escondem sua condição têm mais chance de desenvolver a aids. A constatação é de um estudo americano. Negar a doença e passar por eventos dolorosos, como a perda de um amigo, aumentam a liberação de cortisol, hormônio produzido em situações de stress. Uma das suspeitas é a de que a substância enfraqueça o sistema de defesa do corpo e reforce a multiplicação do vírus.

……………………………………………………………………………………………………..

Vacina contra o fumo

Um grupo de pesquisadores está trabalhando na criação de uma vacina para diminuir a dependência do cigarro. O produto induz a fabricação de anticorpos contra a nicotina. Quando eles se juntam à substância ativa do cigarro, a molécula formada se torna grande demais para entrar no cérebro, onde se dá o processo que leva à dependência. Os testes foram feitos em animais. Experiências em humanos podem começar em 2001.

……………………………………………………………………………………………………..

Tratamento em casa

Em setembro chega às farmácias brasileiras um medicamento que permitirá tratar em casa crianças e adolescentes que sofrem com câncer cerebral. A temozolomida (comercializada sob o nome Temodal) impede a multiplicação de tumores recorrentes ao agir diretamente no DNA, onde está o núcleo genético do organismo celular. A droga acaba destruindo o DNA da célula doente e com isso bloqueia o crescimento do tumor.

……………………………………………………………………………………………………..

 
Cuidado no inverno

Quem apresenta problemas de obstrução nas artérias coronárias deve tomar mais cuidado nesta época do ano. O alerta vem de especialistas do Hospital das Clínicas de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista, no interior de São Paulo. Eles observam um aumento no número de infarto quando as temperaturas baixam. A explicação é a de que, no frio, há uma contração maior dos vasos sanguíneos, dificultando a irrigação do músculo cardíaco. Para se proteger, é bom abusar dos agasalhos.

……………………………………………………………………………………………………..

 
Mastocitose

Tenho mastocitose há 20 anos. Gostaria de saber se há novidades no tratamento e medicamentos.
Valentim Coimbra – Brasília

A mastocitose é causada pela proliferação exagerada de células de tecido conjuntivo na pele ou órgãos (mastócitos). A consequência desse processo é o aparecimento de manchas bem pequenas, acastanhadas e irregulares no tronco e nas pernas. Quando atinge órgãos internos, a pessoa pode sentir dor de cabeça, queda de pressão, taquicardia e pele avermelhada. O tratamento é feito, por exemplo, com remédios como os antialérgicos e os corticosteróides. Mas é necessário avaliação do dermatologista para indicar o método mais eficaz no seu caso.
Luciane Scattone,
dermatologista

Amígdalas

Inflamação das amígdalas pode ser consequência de gripes fortes?
Paulo Henrique Reusing,
Santa Catarina

Não. A inflamação das amígdalas está ligada à presença de bactérias e não à gripe em si. O que pode acontecer é que durante a gripe a resistência do organismo diminua, alterando o funcionamento do sistema de defesa do corpo, favorecendo, dessa forma, uma contaminação bacteriana. Tanto isso é verdade que muitas vezes é possível ter amigdalite sem estar gripado. O que está, sim, relacionado com a gripe é a faringite, que deixa a parede posterior da faringe irritada e inflamada durante a crise.
Patrícia Santoro,
otorrinolaringologista